Tupy negocia trabalho de 3.500 funcionários, em Joinville
Empresa reduziu jornadas de trabalho e suspendeu contratos
Na última segunda-feira, 13, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, 3.500 trabalhadores da Tupy entraram em acordo de suspensão de trabalho, redução de jornada e redução salarial. A empresa diminuiu 60% da operação por um período inicial de 30 dias.
Por meio de nota, a assessoria informou que a decisão de redução de jornada de trabalho e suspensão temporária de contratos se ampara na Medida Provisória 936/20 (programa emergencial de manutenção do emprego e da renda) e em acordo com o sindicato da categoria.
“Aderimos ao Manifesto Não Demita e estamos preservando os empregos por meio de ações como concessão de férias coletivas, trabalho remoto e suspensão temporária de contratos”, diz a nota.
Os benefícios oferecidos pela empresa, como plano de saúde, serão mantidos aos funcionários, assim como o salário, só que em valor menor, e o vínculo com a empresa, explica a assessoria.
A Tupy foi a primeira indústria da cidade a conceder férias coletivas e adotar o trabalho remoto desde o início da pandemia.”A Tupy segue comprometida com a preservação da saúde das pessoas, a manutenção dos empregos e o abastecimento de nossos clientes”, termina a nota.