Turbidez de rio compromete abastecimento em bairros da zona sul de Joinville
Estação afetada abastece 25% da população da cidade
Estação afetada abastece 25% da população da cidade
A Estação de Tratamento de Água do Piraí, que abastece 25% da população de Joinville, está operando nesta terça-feira, 14, com capacidade parcial. O motivo é a alta turbidez do rio, causada pelo grande volume de chuva.
Por esse motivo, os bairros abastecidos pelo sistema Piraí — Boehmerwald, Floresta, Itinga, Morro do Meio, Nova Brasília, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo, Santa Catarina e São Marcos — estão com o abastecimento comprometido.
O retorno do abastecimento acontece no decorrer da madrugada desta quarta-feira, 15, com a pressão da água reduzindo ao longo do dia. A situação deve permanecer até a melhora das condições climáticas, isto é, após a redução da quantidade de chuva na região do rio Piraí.
Com o aumento da turbidez do rio, quantidade de areia, argila, algas e outros componentes, a limpeza dos filtros na estação precisa ser feita com mais frequência, diminuindo o ritmo de produção de água tratada.
A turbidez elevada no rio não prejudica a qualidade da água fornecida pela companhia, que segue os padrões definidos pelo Ministério da Saúde. Por isso, quando a turbidez no rio está alta, a produção de água é mais lenta justamente para garantir que a água fornecida continue nos padrões de potabilidade exigidos.
Leia também:
1. Deputado federal de Joinville está entre os parlamentares que assinaram proposta para extinguir Justiça do Trabalho
2. Família de Joinville busca mulher desaparecida em Araquari
3. Membros de quadrilha atuante no bairro Boa Vista são presos em Joinville
4. Detrans instala semáforo junto a faixa de pedestre em Joinville
5. Moradora de Joinville que teve cirurgia de emergência negada será indenizada por plano de saúde
– Assista agora:
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville