UBS de Barra Velha é alvo de depredação após caso envolvendo criança perfurada em PA
Secretário de Saúde foi exonerado
Nesta sexta-feira, 19, no horário do meio-dia, a Unidade Básica de Saúde das Pedras Brancas, em Barra Velha, foi alvo de depredação. O caso acontece dois dias depois de uma mãe acusar um funcionário do Pronto Atendimento da cidade de perfurar a filha com uma agulha usada.
Segundo a Prefeitura de Barra Velha, a unidade de saúde estava fechada para o almoço quando sofreu o ataque. Os atendimentos continuam sem alteração nesta tarde, informou a nova secretária da saúde, Lilian Regina Ramos.
“Pedimos à comunidade que colabore conosco na preservação desses espaços, que são essenciais para a promoção da saúde de todos”, diz a nota da secretária.
Criança perfurada
Ganhou repercussão nas redes sociais o caso de uma criança que teria sido perfurada por uma agulha usada no Pronto Atendimento da cidade, nesta quarta-feira, 17.
Embora a dinâmica dos fatos ainda não tenha sido esclarecida, a prefeitura garantiu que submeteu a criança a um protocolo determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O protocolo deve identificar e medicar a criança para evitar adoecimento, caso a agulha estivesse infectada com algum antígeno.
Troca de secretários
Ainda nesta quinta-feira, 18, a Prefeitura de Barra Velha exonerou o secretário interino da pasta, Maurício Coimbra. Ele assumiu o posto de Rogério Pinheiro em março, após a morte de Sofia Emanuelli Ribeiro Pereira, de 4 anos, que morreu de dengue tipo D após suposta negligência médica na cidade.
Na época, a prefeitura informou que o afastamento ocorreu a fim de investigar a conduta médica no atendimento da criança, que morreu antes de ser internada no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, com diagnóstico de dengue, após passagem pelo Pronto-Atendimento municipal.
No lugar de Maurício Coimbra, assume Lilian Regina Ramos, enfermeira formada na Faculdade Ielusc e com pós-graduação em Gestão Hospitalar.
Lilian é servidora da saúde de Barra Velha desde 2016, atuando como diretora da Atenção Especializada, coordenadora da Policlínica, Pronto Atendimento 24 horas e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além de ter sido enfermeira responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
Leia também:
1. Arena Joinville receberá jogo da terceira fase da Copa do Brasil; saiba clubes envolvidos
2. Empresa de Joinville abre 206 vagas em fábrica
3. VÍDEO – “Não consegui acreditar”; Moradora de Blumenau ganha apartamento de R$ 400 mil de influenciadora
4. Joinville Vôlei luta até o fim, vence Sesi Bauru e força terceiro jogo pelas semifinais da Superliga
5. Motorista morre atingido por caminhão guinchado na área de escape da BR-376, entre PR e SC
Assista agora mesmo!
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: