Udesc Joinville utiliza tecnologia de georadar para identificar tubulações sem necessidade de escavação
Equipamento permite conhecer a localização e profundidade de tubulações
Equipamento permite conhecer a localização e profundidade de tubulações
Um equipamento de georadar, utilizados nas disciplinas de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Joinville) tem ajudado nas identificações de tubulações que precisam de reparos sem a necessidade de escavação para encontrar o problema dentro do campus.
O georadar permite encontrar tubulações de drenagem e esgoto com razoável precisão. Assim é possível planejar com maior nível de detalhe futuras obras de reforma e melhoria da rede. O levantamento também permite encontrar soluções para locais considerados problemáticos, onde possam apresentar alagamentos ou mistura de água de chuva com esgoto.
O professor do curso de Engenharia Civil da Udesc Alto Vale, João Marcos Bosi Mendonça de Moura, responsável pelo equipamento, explica que, por meio dele, é possível conhecer a localização e a profundidade de tubulações que até então eram desconhecidas.
As análises estão sendo realizadas, pois as redes de drenagem e esgoto presentes no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) existem desde a década de 70. Ao longo do tempo foram feitas atualizações e novos sistemas foram ligados.
Não se tem uma planta exata de tudo que está presente abaixo do terreno e, por isso, está sendo feito o levantamento de tudo o que existe de redes de drenagem e esgoto para verificar o que pode ser reaproveitado, o que tem de ser feito novo e o que precisa ser desativado.
O projeto é redimensionar a drenagem do CCT para evitar futuros alagamentos e separar totalmente a rede de esgoto da rede de drenagem. O objetivo é identificar o que pode ser reaproveitado e o que precisa ser descartado, assim trazendo uma economia de recursos.
Isso vai tornar o projeto e a obra subsequentes mais céleres e enxutos, possibilitando as intervenções somente no que for realmente necessário. Outro benefício é que isso dará um mapeamento total do campus para futuras intervenções.
O georadar foi comprado com recurso do Qualifica e é utilizado nas disciplinas de graduação em Engenharia Civil da Udesc/Ceavi. O equipamento também está à disposição para a realização de convênios e prestação de serviços para a comunidade.
Leia os destaques da semana:
1. 200 anos da imigração alemã no Brasil: relembre a chegada dos imigrantes em Joinville
2. Havan anuncia previsão de inauguração de filial em Joinville e abre vagas de emprego
3. Já na França, atleta joinvilense conta as horas para estrear nas Olimpíadas de Paris 2024
4. Empresa de Joinville firma parceria com Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei
5. Com materiais em falta, servidores precisam usar ‘band-aid’ de paciente para segurar cateter em Joinville
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: