UFSC Joinville desenvolve sistema para reduzir poluição gerada por freios de motos

Pesquisa levou cerca de um ano

UFSC Joinville desenvolve sistema para reduzir poluição gerada por freios de motos

Pesquisa levou cerca de um ano

Redação O Município Joinville

O Laboratório de Acústica e Vibrações, do campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveu um sistema inovador de coleta de partículas emitidas pelos freios de motos. O projeto, liderado pelos professores Thiago Fiorentin e Andrea Piga, do Departamento de Engenharias da Mobilidade, pretende reduzir a poluição do ar gerada pelos sistemas atuais de frenagem de veículos, tendo em vista que são uma das principais fontes de emissão de partículas dos veículos automotivos.

A frenagem de uma moto com sistema de freio a disco é baseada na conversão da energia cinética em energia térmica, devido ao atrito entre as pastilhas de freio e os discos. O desgaste desses materiais libera partículas finas no ar, que colaboram com a poluição atmosférica e aumentam a incidência de doenças respiratórias. Em ciclos de testes de veículos, o sistema de freios é acionado diversas vezes para verificar parâmetros de qualidade.

Reduzir poluição gerada por freios de motos

Para reduzir a poluição gerada nesse testes, o dispositivo desenvolvido na UFSC consiste em um sistema de clausura, no qual uma motocicleta é fixada ao chão com a roda traseira suspensa e com o conjunto disco e pastilha enclausurado por uma câmara com fluxo de ar controlado e filtrado. O escoamento de ar é direcionado ao duto de saída, onde é instalado um sistema de aquisição de partículas, como um filtro.

O grupo desenvolveu o sistema de clausura para uma moto BMW G310GS e, para maior repetibilidade nos testes, um dispositivo de controle foi instalado, automatizando a operação de aceleração e frenagem. O professor Thiago afirma que a automação da motocicleta também é um avanço, já que permite a mesma condição de frenagem durante todos os testes, o que padroniza os procedimentos e melhora a qualidade dos resultados. O sistema pode ser ainda adaptado em outros modelos de motocicletas e em automóveis.

A pesquisa levou cerca de um ano e resultou em dois trabalhos de conclusão de curso sobre o tema: Análise dos mecanismos de desgaste das pastilhas de freio em ensaio de bancada, de Clarice Rodrigues de Oliveira Alves, e Desenvolvimento de bancada de testes para avaliar emissão de material particulado de sistema de freios automotivo, de João Pedro Anuto Silva, no curso de Engenharia Automotiva.

O objetivo final do grupo de pesquisa é desenvolver uma pastilha de freio que gere menos material particulado, a fim de reduzir os poluentes no ar que podem causar problemas de saúde. O projeto de pesquisa possui parceria com a Frasle, empresa de desenvolvimento, produção e comercialização de componentes para sistemas de frenagem.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior