Última etapa de restauração da Igreja da Paz é iniciada em Joinville

Obras devem ser finalizadas em outubro

Última etapa de restauração da Igreja da Paz é iniciada em Joinville

Obras devem ser finalizadas em outubro

Redação O Município Joinville

A segunda e última etapa de restauração da Igreja da Paz, em Joinville, foi iniciada. As obras têm duração prevista de oito meses, terminando em outubro.

A restauração da igreja pretende garantir a longevidade da estrutura e também segurança a seus frequentadores, luteranos e de outras denominações. Serão feitas a requalificação dos sistemas elétrico e hidráulico; a adequação do edifício às normas de prevenção de incêndio e acessibilidade; a recuperação do forro, das alvenarias, esquadrias e pisos e pintura geral, entre outras melhorias.

Neste primeiro momento das obras, a prioridade é proteger os bens integrados móveis, do órgão de tubos e demais elementos, como altar, cruz e arandelas. “Para garantir que todos os materiais e técnicas construtivas sejam preservados e tratados de forma adequada, é fundamental que seja seguido à risca o projeto de restauração arquitetônica existente e devidamente aprovado”, frisa a arquiteta e responsável pela produção cultural, Simone Harger.

Divulgação

Simone explica que as fachadas receberão tratamento e recuperação do reboco nas áreas em que se fizer necessário e, após esses procedimentos, uma nova pintura.

“O restauro da Igreja da Paz é um marco para a memória arquitetônica e religiosa da cidade, pois demonstra que o amor pela memória e pela cultura dos primeiros imigrantes permanece viva nas gerações atuais que, a partir desta ação, perpetuam essa memória para as gerações futuras”, diz a arquiteta.

Cabe salientar que o restauro da igreja somente foi possível a partir do envolvimento da sociedade, que, junto com a diretoria da Paróquia da Paz, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville (CEJ-UP) e equipes de arquitetura da Ornato Arquitetura e de produção cultural da Cultiva Criativa e Fazer Cultural, acreditaram na importância dessa ação para a história local. Por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC número 150315), pessoas físicas e empresas direcionaram uma parcela de seus impostos de renda para o projeto. Em duas fases de captação, foi conseguido o valor total de R$ 2.367.232,02, suficiente para realizar as obras previstas.

Divulgação

Leia também:
Ônibus escolar fica alagado e bombeiros resgatam 18 crianças em SC
Estrada Arataca registra ponto de alagamento em Joinville; confira opção de desvio
Tempo em Joinville: chuva deve diminuir no decorrer desta quarta-feira


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo