X
X

Buscar

União Brasil: saiba como ficam vereadores do DEM e PSL em Joinville após fusão dos partidos

Com fusão do DEM e PSL, sigla se torna a maior e mais rica do país

No início de fevereiro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a criação do União Brasil, partido que surgiu após fusão entre Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL). Com isso, dois vereadores de Joinville devem ser impactados com a mudança.

Tânia Larson e Sidney Sabel foram eleitos à Câmara de Vereadores em 2020 pertencendo ao PSL e DEM, respectivamente, agora, projetam a continuidade do mandato com a nova sigla.

Para Sabel, a reforma política está diminuindo o número de partidos e vê a decisão como necessária. Ele aguarda uma reunião estadual do União Brasil para formalizar o ingresso no novo partido. O vereador acredita que não haverá mudanças em seu mandato. “Meu trabalho é com a comunidade, legislando e fiscalizando”, analisa.

Tânia segue na mesma linha de pensamento, avaliando de forma positiva a novidade. “Considero a diversidade de opiniões fundamental para o amadurecimento político”, comenta. Ela, assim como Sabel, não pretende sair do partido.

A vereadora afirma que não mudará sua postura pela mudança de sigla. “Minhas decisões parlamentares são avaliadas conforme minhas próprias crenças. Respeito o partido, mas continuo com a minha postura liberal e independente”, pontua.

Partido mais rico do país

Com a fusão, o União Brasil se torna a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras. Além disso, passa a ter direito à maior fatia do Fundo Partidário, valor aproximado dos R$ 160 milhões.

Entretanto, para os vereadores de Joinville que farão parte da sigla, o montante de dinheiro não será significativo para os membros do município. Tânia se coloca como uma das políticas que menos gasta. “Meu gasto com verba de gabinete não chega a 10% do total oferecido”, comenta.

Já Sabel opina que a bancada, com mais representantes nas esferas estadual e federal, pode facilitar na captação de dinheiro Joinville. “Podem trazer recursos e investimentos para nossa região”, diz.

Em seu estatuto, a União Brasil se declara “social liberalista” e defende o papel do Estado como “regulador” da economia, focado em garantir à população serviços essenciais “como saúde, educação, segurança, liberdade, habitação e saneamento”.

Com informações da Agência Brasil


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube