Unidade dos Bombeiros Voluntários de Joinville é reinstalada no bairro Nova Brasília
Última ocorrência registrada pela Unidade 07 aconteceu em 2012
Última ocorrência registrada pela Unidade 07 aconteceu em 2012
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) vai reinstalar, na próxima segunda-feira, 13, a Unidade Operacional 07 junto ao Terminal de Ônibus Urbano do bairro Nova Brasília. O projeto foi viabilizado por meio de assinatura de convênio com a Passebus.
O retorno das atividades será marcado por uma cerimônia, às 10h, como parte do calendário em comemorações aos 128 de fundação do CBVJ. Anteriormente, a unidade estava instalada junto à Tigre e teve sua última ocorrência registrada em 2012.
De acordo com o comandante do CBVJ, Carlos Antônio Kelm, a Unidade 07 vai atender, prioritariamente os bairros Nova Brasília, São Marcos, Morro do Meio e a região da margem direita (sentido Sul) da BR-101, o que compreende uma população pouco superior a 17 mil habitantes (segundo projeções para 2020 do anuário Bairro a Bairro da Prefeitura de Joinville.
No organograma organizacional do CBVJ, a nova estrutura passa a compor, juntamente com a Unidade 09 – Vila Nova, a regional Oeste.
A Unidade 07 contará com guarnição e veículo de combate a incêndios, que darão a primeira resposta também a chamados de atendimento pré-hospitalar e extraordinários. Segundo Kelm, até agora, a região do Nova Brasília era atendida pela Unidade 06, instalada na rua Barra Velha, bairro Floresta.
“Vamos reduzir significamente o tempo de resposta a emergências nessa região”, reforça.
Contudo, o comandante observa que será preciso melhorar a condição de atendimento com a reforma do veículo de combate a incêndio deslocado para a unidade.
“Precisamos de R$ 50 mil para executarmos este serviço e esperamos o apoio da comunidade, especialmente a dos bairros beneficiados, para angariar este valor”, disse.
A reinstalação da Unidade 07 junto ao terminal resgata o projeto idealizado pelo presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville no primeiro centenário da instituição, 1992, José Henrique Loyola. Inspirado em modelo alemão, a proposta era manter guarnições de bombeiros em Estações de Cidadania onde funcionariam, além de terminal de ônibus urbanos, demais serviços do poder público.
“Loyola viabilizou parte desse projeto quando foi vice-prefeito de Joinville, de 1997 2000, tanto que, a torre do prédio histórico do CBVJ foi integrada à paisagem cultural da cidade a partir da construção das Estações da Cidadania dos bairros Iririú, Vila Nova e Nova Brasília”, observa a vice-presidente e coordenadora de projetos da Associação, e diretora do Museu Nacional do Bombeiro Voluntário, Dolores Carolina Tomaselli.
A proposta original somente foi implantada no Terminal de Ônibus do bairro Vila Nova, onde os bombeiros voluntários estão desde 2012.