Unidades Básicas de Saúde de Joinville abrem para vacinação contra a gripe neste sábado
12 unidades estarão abertas
12 unidades estarão abertas
Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Saúde de Joinville vai abrir Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) aos sábados com o intuito de ampliar a cobertura vacinal da gripe e proteger a população contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil.
Neste sábado, 16, serão 12 UBSFs abertas para atender a todos os grupos da população a partir dos seis meses de idade. Além disso, crianças, idosos e gestantes, grupos mais vulneráveis e suscetíveis a desenvolver formas mais graves da doença, seguem como prioridade na vacinação.
As Unidades estarão abertas das 9h às 16h e o atendimento é por ordem de chegada. Além da vacina da gripe, o público pode aproveitar para atualizar a caderneta vacinal, com imunizantes do calendário de rotina. Para receber as vacinas, lembre-se de levar documento oficial, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde.
UBSF Comasa – Rua Ponte Serrada – Comasa
UBSF Bom Retiro – Rua Otávio Rosa Filho – Bom Retiro
UBSF Parque Guarani – Rua Diovana Maria Rodrigues, 102 – Parque Guarani
UBSF Lagoinha – Rua Tancredo Neves, 165 – Morro do Meio
UBSF Vila Nova Ver. Dorival Trapp – Rua XV de Novembro, 8436 – Vila Nova
UBSF Floresta – Rua República do Peru – Floresta
UBSF Glória – Rua Brigada Lopes – Glória.
UBSF Vila Nova Rural – Estrada Blumenau, na esquina com Estrada Lafin – Vila Nova
UBSF Jardim Sofia – Rua Júlio Vieira, 52 – Jardim Sofia
UBSF Estevão de Matos – Maria Marques Leandro, 505 – Paranaguamirim
UBSF Paranaguamirim – Rua Elizabeth Rech – Paranaguamirim
UBSF Cubatão – Rua Nossa Senhora de Fátima – Vila Cubatão
Segundo a Coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Nicoli dos Anjos, o aumento gradativo do número de pessoas vacinadas é estratégico para a prevenção, pois a circulação do vírus diminui, protegendo também a população que, por algum motivo, não pode se vacinar, reforça a coordenadora.
“A gripe é uma infecção respiratória que pode levar a complicações graves e síndromes respiratórias agudas, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades”, alerta.
A vacina contra a gripe continua sendo a forma mais eficaz de prevenção e pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. A vacina oferecida pelo SUS é trivalente e eficiente na proteção contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Ela também pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Após a aplicação, o imunizante leva de duas a três semanas para iniciar a proteção, por isso, é importante que a população procure as unidades de saúde antes da queda das temperaturas, quando os riscos de desenvolver doenças respiratórias aumentam consideravelmente.
Além das ações de vacinação aos sábados, a vacina contra a gripe segue disponível durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. As UBSFs e a Sala de Vacinas Central funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados e pontos facultativos.
A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento e não é necessário agendar. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da prefeitura.
Na Sala Central de Vacinas (rua Abdon Batista, 172 – Centro), o atendimento também é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A orientação é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento. No último domingo do mês, no dia 25 de maio, a Central de Vacinas também estará aberta para atender a população que quiser atualizar a vacinação.
Leia também:
1. “Muito especial”: parto com fenômeno raro é realizado por equipe da UPA Sul de Joinville
2. Supermercado promove cursos gratuitos de gastronomia em Joinville
3. Elon Musk compartilha vídeo da Guarda Municipal de Joinville durante resgate de cachorro
4. Mutirão de microchipagem ocorre neste sábado em Joinville
5. Empresa de Joinville abre processo seletivo para programa de Jovem Aprendiz
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: