Unidades de saúde de Joinville dão início à campanha de vacinação contra gripe
Primeira etapa abrange crianças maiores de seis meses, gestantes e mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias
Primeira etapa abrange crianças maiores de seis meses, gestantes e mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias
A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira, 12, em Joinville, seguindo a Campanha Nacional de Imunização. Murilo, de 1 ano e 11 meses, no colo da mãe, Gabrielle Gasparini Corrêa, foi o primeiro a ser vacinado na UBSF Bucarein.
A princípio, a Secretária de Estado de Saúde de Santa Catarina enviou 18 mil doses para o município. No decorrer da campanha, mais doses serão enviadas.
Segundo Fabiana Fernandes de Almeida, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville, em 2020, foram vacinadas 145 mil pessoas dos grupos prioritários. Para 2021, a expectativa é garantir vacinação superior a 90% do grupo prioritário.
A vacina contra a gripe será administrada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou na sala de vacinação da Vigilância em Saúde, que fica na rua Abdon Batista, 172, Centro. Diferente da vacinação contra a Covid-19, não é necessário o agendamento para a vacina da gripe.
Mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe em anos anteriores precisa se imunizar novamente, uma vez que, além de proteger contra os sintomas graves, o imunizante evita casos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.
“Todo ano é uma nova formulação, a gente passa o ano coletando amostras para identificar qual é o vírus que mais circula. Aqueles que mais circulam naquele ano serão os responsáveis pela fórmula vacina”, afirma Fabiana. “A contraindicação para a vacina é de crianças menores de seis meses e pessoas que já tiveram reação anafilática a ovo”, completa.
Nesta primeira etapa da campanha, que começou neste dia 12 e vai até 10 de maio, o público-alvo é de crianças maiores de seis meses (caso do Murilo), gestantes e mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias (puérperas). Ainda na primeira etapa, os profissionais da saúde estão inclusos, que serão imunizados em um segundo momento.
A segunda etapa da vacinação abrange idosos com 60 anos ou mais e professores, está prevista para maio. A terceira e última etapa, com previsão para iniciar em junho, inclui as pessoas com deficiência, portadores de comorbidades, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores do sistema prisional, jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: