Unimed de Joinville suspende todas as cirurgias eletivas
Medida foi tomada devido ao aumento de internações por Covid-19 e baixo estoque de anestésicos
O Centro Hospitalar da Unimed Joinville (CHU) comunicou na tarde desta sexta-feira, 10, a suspensão de todas as cirurgias eletivas na unidade a partir de segunda-feira, 13. De acordo com a nota a medida foi tomada por três fatores: elevação da ocupação dos leitos de UTI por Covid-19, risco de falta de anestésicos no mercado e necessidade de aumentar o número de profissionais para tratar pacientes com coronavírus.
As cirurgias eletivas que precisam de anestesia geral já estavam suspensas desde o dia 1º de julho. A empresa explica que há “indisponibilidade de anestésicos no mercado” e que o estoque é baixo na unidade.
Segundo o texto, a decisão foi tomada pelo Comitê Interno de Contingência Covid-19, formado pela direção da cooperativa e do hospital, com equipe multidisciplinar assistencial.
Há preocupação também com o aumento do contágio e com o “cenário epidemiológico atual”. O objetivo, diz comunicado, é também conter a disseminação do vírus.
“A Unimed de Joinville reafirma o seu compromisso com os seus clientes, especialmente neste momento de instabilidade causado pela pandemia, tendo bem claro que agrupados e em união de forças, conseguiremos criar as soluções necessárias para enfrentarmos esse desafio”, diz trecho.
A cooperativa conclui dizendo que é uma medida extrema, porém necessária.