A pandemia do Coronavírus (Covid 19) intensificou a utilização de ferramentas digitais na educação em todos os níveis de ensino, porém o investimento e uso da tecnologia na educação já acontecem há muito tempo. Inicialmente ofertado através do rádio, jornais e correspondência, a EAD passou em seguida a ser transmitida via satélite. Foi no ano de 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394, que foi oficializada a Educação a distância no Brasil, onde aos poucos começou a ganhar força através da internet, possibilitando integração de conteúdos, e interação de maneira síncrona e assíncrona.
A Unicesumar, uma das maiores do país com mais de 30 anos de atuação, já utiliza a Educação Digital há 15 anos, com evolução constante. A Universidade fez recentemente uma pesquisa com 10 mil de seus alunos, onde identificou uma aprovação de 97% da sua metodologia e tecnologia (entre satisfeitos, muito satisfeitos ou extremamente satisfeitos). Mesmo assim, entendeu que podia melhorar ainda mais, e assim o fez também com seu ambiente virtual de aprendizagem. “Não esperamos acontecer uma pandemia para correr atrás da evolução. Já fazemos isso há muitos anos, de forma constante, na busca de novas experiências e conexões com mobilidade. Não podemos parar no tempo”, diz Adriano Albano, diretor da Unicesumar. O aplicativo STUDEO, desenvolvido pela própria instituição em 2016 em substituição a outra plataforma até então utilizada, acaba de ter este ano ainda outras melhorias. “Vivemos um crescimento no uso do APP STUDEO, ouvimos as principais sugestões de melhorias dos usuários e desenvolvemos uma nova versão, ainda mais intuitiva e visual, para uma experiência móbile de melhor qualidade”, complementa Albano.
A ferramenta, disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e IOS, oferece aos usuários acesso às aulas, material didático, atividades de estudo, boletim, serviços financeiros e acadêmicos, entre outras facilidades.
Segundo Albano, o aplicativo tem como objetivo facilitar o acesso ao conteúdo pedagógico e gerar maior interatividade com o aluno. “Com o aplicativo, o estudante, literalmente, tem o seu Ambiente Virtual de Aprendizado em mãos, podendo baixar as aulas e assisti-las pelo próprio dispositivo móvel, em locais e momentos que lhe for conveniente, ou até sem conexão com a internet”, enfatiza Albano. A ferramenta é um importante meio para potencializar a interação do aluno com o seu ambiente de estudo, proporcionando acesso ao conteúdo das disciplinas de forma rápida e prática, complementa. Outra importante funcionalidade é a comunicação com a instituição. O aplicativo tem uma opção exclusiva de notificações onde ele receberá avisos pedagógicos, lembretes de atividades e provas, além de comunicados institucionais e promocionais. O usuário também tem a possibilidade de enviar mensagens ao seu professor mediador, inclusive mensagens de voz, que é uma das inovações da nova versão.
Desta forma, o aluno Unicesumar tem acesso completo a conteúdos pelo computador, pelos materiais didáticos, por práticas guiadas e práticas presenciais, e ainda, pelo aplicativo STUDEO.
Na unidade de Joinville, são oferecidos mais de 160 cursos superiores de graduação e pós-graduação. As matrículas estão abertas e podem ser realizadas na unidade, pelo telefone: (47) 3025-7544 e 99922-3364 ou ainda pelo site: www.unicesumar.edu.br/ead