Autor de massacre em creche de Blumenau é condenado a prisão; veja a pena

Julgamento foi realizado nesta quinta-feira; crime ocorreu em abril de 2023

Autor de massacre em creche de Blumenau é condenado a prisão; veja a pena

Julgamento foi realizado nesta quinta-feira; crime ocorreu em abril de 2023

Eliz Haacke

O autor do ataque na creche Cantinho Bom Pastor, que matou quatro crianças e deixou outras cinco feridas, foi condenado nesta quinta-feira, 29, a 220 anos de prisão. O assassino foi a júri popular no Tribunal de Justiça de Blumenau. O crime ocorreu em abril de 2023 e chocou todo o país.

A juíza Fabíola Duncka Geiser julgou procedente o pedido da denúncia e somou as penas dos quatro homicídios consumados e dos cinco homicídios tentados e sentenciou o autor a 220 anos de reclusão em regime inicial fechado. Não foi dado o direito de recorrer em liberdade.

A leitura da sentença ocorreu por volta das 19h.

Detalhes da sentença

De acordo com a juíza, a culpabilidade é elevadíssima pois se trata de um crime premeditado. Também citou que ele assistiu vídeos de atentados, tinha pesquisa de buscas sobre crimes na internet, conversou com um amigo sobre o machado e tomou anabolizantes para “criar coragem”.

A juíza também citou o transtorno antissocial do réu, a falta de remorso e que ele mesmo falou faria tudo de novo.

“O réu escolheu especificamente uma escola de educação infantil, local que deveria seguro para as crianças”, disse a juíza durante a leitura da sentença. “O réu disse que escolheu crianças para matar pois elas correm mais devagar e que basta um passo para alcançar”, continua a juíza.

Fixou a pena base em 24 anos de reclusão. Diante da confissão e das qualificadoras, elevou em mais seis anos. Estabeleceu a pena em 30 anos de reclusão para cada uma das vítimas fatais.

Diante das tentativas de homicídio, a juíza reduziu as penas em um terço e estabeleceu em 20 anos para cada um dos cinco crimes tentados.

Relembre o caso

Durante a manhã do dia 5 de abril de 2023, um homem de 25 anos entrou no CEI Cantinho Bom Pastor, localizado na rua Caçadores, bairro Velha, em Blumenau, e atacou crianças e funcionários. Em seguida, ele foi até o Batalhão da Polícia Militar para se entregar.

O réu foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) por quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado. As qualificadoras consideradas foram motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e crime contra menores de 14 anos, e todas serão analisadas durante o julgamento no Tribunal do Júri.

Leia também:
1. Polícia Civil prende um dos homens mais procurados de Santa Catarina
2. IBGE divulga estimativa de população de Joinville em 2024
3. Acusados de participar de duplo homicídio em Joinville vão a júri popular
4. VÍDEO – Joinville implanta binário no bairro Atiradores neste sábado
5. Faculdade oferece serviços e atividades gratuitas no Centro de Joinville neste sábado


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo