Usina para queima de lixo em Joinville é alvo de processo no MP-SC

Audiência pública discute instalação da usina nesta quinta-feira

Usina para queima de lixo em Joinville é alvo de processo no MP-SC

Audiência pública discute instalação da usina nesta quinta-feira

Isabel Lima

O coletivo Joinville Lixo Zero entrou com um processo no Ministério Publico de Santa Catarina (MP-SC) e solicitou uma audiência pública para discutir a instalação de usina para queima de lixo em Joinville. Coletivo vê ação da prefeitura com preocupação pela falta de transparência e sustentabilidade da iniciativa.


O coletivo, formado por especialistas, pessoas e empresas voluntárias, busca mais informações sobre o projeto desde o final de 2022. Como não teve retornos satisfatórios, entrou com um processo no Ministério Público.

Com a audiência pública, o coletivo busca ampliar a discussão para que a população, trabalhadores da reciclagem e compostagem, universidades e todos os setores da sociedade sejam informados e ouvidos.

“Além da coleta seletiva utilizar caminhões compactadores e inviabilizar a reciclagem dos materiais, estão desconsiderando opções ecológicas como a compostagem e a reciclagem dos resíduos sem consulta à população, aos grupos e movimentos socioambientais, e especialistas. A Prefeitura de Joinville, em parceria com a Ambiental, está instalando uma usina de queima de lixo dentro do aterro sanitário municipal e com a falta de transparência técnica do projeto – que passa da casa de 110 milhões de reais – solicitamos essa audiência”, explica Arthur Rancatti, co-fundador do Coletivo Joinville Lixo Zero.

Audiência pública

Nesta quinta-feira, dia 14, a Câmara de Vereadores de Joinville sediará a audiência pública sobre a instalação da URE – Usina de Reaproveitamento Energético, adquirida pelo poder público. Segundo o coletivo, a prefeitura tem compartilhado informações sobre energia limpa, mas, na verdade, trata-se de queima/incineração de lixo.

“Joinville está passando por um momento preocupante quando o assunto é gestão de resíduos sólidos urbanos. Com o aumento da população e, consequentemente, de produção de lixo, uma opção temerosa para tratá-los está prestes a ser implementada. Esse nosso pedido foi para ter mais esclarecimentos técnicos e, também, para que a cidade fique ciente, de fato, com o que vem ocorrendo”, conta Maria Carolina Campestrini, presidente do Coletivo Joinville Lixo Zero.

“É um momento para darmos nossa opinião, ouvir a comunidade e debater sobre como devemos conduzir de forma inteligente e sustentável a gestão de resíduos na nossa cidade”, convida Maria. A audiência inicia às 18h30, no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville, nesta quinta-feira, 14.

Leia também:
1. Bens inservíveis das escolas municipais serão doados em Joinville
2. Filho de 11 anos encontra mãe morta a pancadas em Joinville; marido é suspeito
3. Sondagem em rede de esgoto altera trânsito no Centro de Joinville
4. Youtubers são flagrados com arma de fogo durante filmagem em Joinville
5. Transporte de poste gigante pela Serra Dona Francisca impacta trânsito nesta quarta-feira


Assista agora mesmo!

Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo