+

Usina Piraí de Joinville estará aberta para visita ao público

Local também terá atrações no próximo sábado

Usina Piraí de Joinville estará aberta para visita ao público

Local também terá atrações no próximo sábado

Redação O Município Joinville

No próximo sábado, 5, das 9h às 15h, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) abre as portas da Usina Piraí, em Joinville, para receber a comunidade.

Na programação, ações de saúde, bem-estar e conscientização ecológica. No dia, a Celesc irá arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados a entidades carentes da região, divulgadas no dia do evento.

Atrações

Entre as atrações, já está confirmada a participação especial da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de apresentações culturais; apresentação da Banda Municipal e da Banda da Polícia Militar; apresentação de vídeo histórico e visita pela Usina Piraí; mostra de meio ambiente, exposição de produtos típicos regionais e feira de artesanato.

Usina Hidrelétrica do Piraí

Inaugurada oficialmente em fevereiro de 1908, Piraí é a usina mais antiga de Santa Catarina. É uma das únicas do país a gerar energia sem sofrer interrupções desde a inauguração. Instalada inicialmente com 400 quilowatt (kW) de potência, no início, fornecia energia para alguns prédios públicos e para iluminação das ruas do centro de Joinville. Hoje, a sua energia continua contribuindo com o sistema elétrico.

A energia de Piraí sustentou o desenvolvimento econômico e social de Joinville, principalmente até a década de 1970, quando a energia vinda de outras hidrelétricas atendeu o crescimento da região.

A outorga de Piraí passou para a Celesc por meio do Decreto Federal no 59.453 de 3 de novembro de 1966, com termo de prorrogação de 29 de junho de 1999 e termo final de concessão, assinado em 7 de novembro de 2016. Depois, passou por processo de automação, sendo atualmente telecomandada diretamente do Centro de Operação da Geração, em Florianópolis.

A região de entorno da Usina, aos pés da Serra do Mar, está ocupada por pequenas propriedades agrícolas. A arquitetura enxaimel de várias casas, algumas centenárias, revela a sua origem: a colonização alemã. O ambiente campestre, reforçado pela natureza com rica fauna, flora e riachos, atrai hoje inúmeros visitantes, muitos deles adeptos do ecoturismo e ciclo aventura.

Importante

Para minimizar o tráfego e facilitar o acesso no dia do evento, a Celesc incentiva os participantes a irem de bicicleta ou utilizar o transporte gratuito. Não esqueça de levar máscara, álcool em gel, repelente e protetor solar. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, o evento será transferido. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Joinville.

Serviço:

Onde: saída transporte gratuito loja da Celesc – Rua Timbó, 1630, esquina com a Rua Bento Gonçalves.
Quando: 5 de março, a partir das 8h30

Leia mais em:
Identificado jovem que morreu em grave acidente no Jardim Paraíso, em Joinville
“Depois do carnaval vou fazer um grande anúncio”, diz Luciano Hang em vídeo refletindo sobre as eleições de 2022
Identificadas quatro vítimas da mesma família que morreram em acidente em SC


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo