Usina Piraí será aberta para visitação neste sábado em Joinville; saiba como participar
Visitação é gratuita e aberta para a comunidade
Neste sábado, 5, a Celesc abre as portas da Usina Piraí, em Joinville, para receber a comunidade, das 9h às 15h. Serão realizadas ações de saúde, bem-estar e conscientização ecológica.
No local haverá apresentações culturais da Banda Municipal e da Banda da Polícia Militar, participação especial da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, apresentação de vídeo histórico e a visita pela Usina Piraí. No dia, a Celesc irá arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados a entidades carentes da região, divulgadas no dia do evento. As atrações e a visitação serão gratuitas.
Um ônibus também estará disponível de forma gratuita para as pessoas que quiserem ir até o local. O transporte partirá da loja da Celesc, na rua Timbó, 1630, a partir das 8h30. Terá também uma área gastronômica para as pessoas conseguirem aproveitar o dia no local.
Ao jornal O Município Joinville, o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Pablo Cupani, explicou a importância da ação para a comunidade e para a instituição. “A ação não foca apenas em trazer as pessoas para dentro da usina, mas sim para conhecer o trabalho feito no local”, conta.
O objetivo é que a população conheça as máquinas e o que leva a usina a funcionar sem sofrer interrupções desde a inauguração. “As pessoas poderão visitar a Praça da Energia, a cachoeira que existe na Usina e também aproveitar as oportunidades de ecoturismo na região”, completa.
As expectativas para a abertura da Usina Piraí são grandes. Além das pessoas que estarão no local, a Celesc criou uma tour virtual disponível no site oficial. “Queremos que a população abrace essa questão e consiga conhecer ainda mais o espaço”, conta Pablo.
O local já foi aberto para visitação no ano de 2019, no entanto, por conta da pandemia não foi possível realizar novas ações. A abertura da Usina Piraí neste sábado, 5, no momento, pode ser a única oportunidade pelo próximo ano. Por ser uma instalação que requer atenção e segurança para se locomover no local, a próxima abertura da usina ainda não nos planos da Celesc.
No entanto, uma nova abertura do espaço não está descartada. “Queremos entender o melhor modelo para que possamos criar um cronograma de aberturas sem comprometer a geração de energia e manter a segurança de todos”, explica.
Construções e ampliação realizadas
Além da ação, a Celesc vem realizando obras estruturantes em diversas regiões de Santa Catarina, especialmente no Norte Catarinense. Entre elas, estão a nova Subestação São Francisco do Sul II e uma Nova Linha de Transmissão 138 kV (quilovolts).
Com os licenciamentos ambientais aprovados, a empresa dá sequência aos projetos executivos para o lançamento da licitação. A obra é considerada uma das mais importantes para Santa Catarina, pelo incremento da capacidade de escoamento de energia. E a possibilidade de conexão e expansão de grandes clientes, e por atender principal porto do Estado.
Outra obra de grande porte em execução na região é a Subestação Boa Vista, em Joinville, de 138kV. Residências, comércio e indústrias serão diretamente beneficiados com mais qualidade e segurança na distribuição de energia. A estimativa é de que a nova subestação supra a demanda de crescimento da região pelos próximos cinco anos.
Integram ainda o conjunto de obras a construção de Subestação e das linhas de distribuição Joinville Boa Vista – Joinville Paranaguamirim (138 kV) – Joinville Três (69 kV). Além de melhorias nas subestações Mafra, Joinville l e Papanduva Área Industrial, Jaraguá do Sul e Porto União. Também estão previstas as construções das Subestações (SEs) Joinville Vila-Nova, Jaraguá do Sul-Três Rios, Schroeder e Itaiópolis II e a construção da SE Guaramirim Distrito (138 kV).
O gerente do Núcleo Norte, Wagner Vogel, destaca a importância das obras para a população. “As obras serão realizadas para viabilizar o desenvolvimento econômico da cidade, com novas subestações e linhas para que a distribuição de energia. Com uma melhor qualidade de vida para a população”, relata.
Chamadas Públicas
Além das obras, a empresa também destina recursos à região por meio das chamadas públicas com foco em Projetos de Eficiência Energética e em projetos sociais, esportivos e culturais.
Na prática, as chamadas públicas podem substituir os sistemas de iluminação por outras mais eficiências. Além de poder substituir e modernização equipamentos antigos presentes em residências, empresas e outras instituições. Os interessados precisam seguir as instruções presentes no edital e no site da Celesc. As inscrições terminam no dia 15 de abril e a ação é realizada anualmente.
“É bom para o consumidor, que vai gastar menos energia, e para a Celesc também é importantes, pois ao invés de precisar construir mais estrutura, é possível enviar esse investimento para outros bairros”, explica Wagner Vogel.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube