De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das mortes de crianças em acidentes de trânsito poderiam ser evitadas se elas estivessem utilizando a cadeirinha/cadeira elevada.
Sem esse equipamento, a criança corre o risco de ser arremessada para fora do veículo em caso de colisão, o que aumenta consideravelmente a gravidade dos ferimentos e pode ser fatal.
Além disso, a falta da cadeirinha/cadeira elevada também pode causar lesões graves na coluna vertebral e no pescoço da criança em caso de impacto. Isso ocorre porque a estrutura óssea da criança ainda não está completamente desenvolvida, tornando-os mais vulneráveis a lesões.
Para garantir ainda mais segurança, é importante utilizar o sistema ISOFIX. Esse sistema é uma tecnologia que permite a fixação da cadeirinha/cadeira elevada diretamente na estrutura do veículo, sem a necessidade do uso de cintos de segurança. Com isso, a cadeirinha/cadeira elevada fica mais estável, reduzindo o risco de movimentação excessiva durante uma colisão.