+

Uso irregular de vagas de estacionamento prioritárias aumenta 20% em Joinville

Saiba como adquirir a credencial

Uso irregular de vagas de estacionamento prioritárias aumenta 20% em Joinville

Saiba como adquirir a credencial

Redação O Município Joinville

O número de pessoas estacionando irregularmente em vagas prioritárias aumentou 20% em Joinville durante 2022, segundo o Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville.

No segundo semestre de 2021, foram 218 registros de casos de carros estacionados sem credencial em vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos. Este ano, no primeiro semestre, foram 264 multas para esses casos.

Vaga prioritária

A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A determinação é de que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a pessoas idosas e 2% a pessoas com deficiência.

Estacionar nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou pessoas idosas, sem credencial que comprove tal condição, é uma infração gravíssima, que implica em multa e remoção do veículo.

Como ter a credencial

Pelo site da Prefeitura de Joinville, é possível obter as credenciais de estacionamento para idoso, gestante, pessoa com deficiência ou para criança com até um ano. Basta acessar a página do serviço desejado neste link, realizar o cadastro no Portal de Autosserviço (caso ainda não tenha conta) e anexar os documentos necessários para cada processo.

A lista dos documentos exigidos para cada tipo de credencial está especificada no site. Depois, só é preciso aguardar a análise da documentação, acessar a opção “Meus Processos”, no Portal de Autosserviço, para consultar o andamento da solicitação e imprimir a credencial.

As credenciais para idosos e deficiências de caráter irreversível têm validade permanente. As para deficiências temporárias valem pelo prazo constante no atestado. As de gestante são válidas a partir da 20ª semana de gravidez até a data provável do parto. E as credenciais de crianças têm validade até o aniversário de um ano.

Quem não tiver acesso à internet pode ser atendido na sede do Detrans, na rua Caçador, 112, no bairro Anita Garibaldi, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Leia também:
– Joinville repete 2018 e elege três deputados estaduais
– Zé Trovão é o único deputado federal de Joinville eleito; veja os números
– Confira os deputados federais eleitos e mais votados em SC
– Conheça os deputados estaduais eleitos e mais votados em SC

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo