Vacinação contra a gripe para grupos prioritários em Joinville encerra nesta semana

Vacina é disponibilizada pela Secretaria da Saúde do município

Vacinação contra a gripe para grupos prioritários em Joinville encerra nesta semana

Vacina é disponibilizada pela Secretaria da Saúde do município

Redação O Município Joinville

Até esta sexta-feira. 9, a Secretaria da Saúde (SES) de Joinville disponibiliza a vacina contra a gripe exclusivamente para a população que faz parte dos grupos prioritários.

Nesta primeira etapa da campanha de vacinação, que vai até sexta-feira, fazem parte os grupos do Calendário Nacional de Vacinação, formados por crianças de 6 meses a até 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Também são considerados grupos prioritários, pelo Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

“Reforçamos às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que aproveitem o período de exclusividade e o menor movimento de público nas Unidades Básicas de Saúde, para tomar a sua vacina”, destaca a diretora-executiva de Políticas de Saúde da SES, Aline Berkenbrock.

Além disso, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem se vacinar o quanto antes, já que o corpo precisa de algum tempo para adquirir imunidade contra o vírus.

“A vacina contra a gripe é uma das melhores formas de prevenção para alguns vírus respiratórios. Alguns podem gerar complicações, internações e até mortes. Neste momento é importante que a população procure se vacinar, principalmente porque leva de duas a três semanas para o corpo gerar imunidade, só depois que a pessoa deve estar protegida”, completa a diretora.

Onde se vacinar?

A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. Não é necessário agendar. A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura.

Também é possível receber o imunizante na Sala Central de Vacinas, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Abdon Batista, 172, Centro. A orientação também é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento.

Neste sábado, 10, ocorre o Dia D da vacinação contra a gripe. Na ocasião, 13 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), em diferentes regiões de Joinville, estarão abertas. Os locais e horários serão divulgados ao longo da semana.

Vacina atualizada

É importante destacar que, mesmo quem tomou a vacina nos anos anteriores, deve receber novamente o imunizante, já que as vacinas são reformuladas de acordo com os vírus que estão mais prevalentes no ambiente.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.

A vacina contra a gripe pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável, que pode evoluir para formas graves da gripe.

Números da vacinação em Joinville

De acordo com números da Secretaria da Saúde de Joinville, até a última segunda-feira, 5, foram aplicadas 44.972 doses de vacina contra a gripe.

Desse total, 31.147 foram destinadas a pessoas dos grupos do Calendário Nacional de Vacinação, o que corresponde a 20,4% de cobertura desse público.

As quantidades de doses aplicadas nesse período, são: 25.842 doses para idosos com 60 anos ou mais; 2.602 para crianças de 2 a 5 anos; 1.969 doses para crianças entre seis meses e menores de dois anos; e 734 gestantes.

Leia também:
1. VÍDEO – Dupla é presa em Joinville durante operação contra lideranças de facção criminosa de SC
2. Ex-ministro demitido após fraude no INSS deixa conselho da Tupy
3. Ingressos para Marcílio Dias e JEC pela Série D começam a ser vendidos
4. “Município Turístico”: Ministério destaca Joinville em mapa do turismo brasileiro
5. Saiba como participar de semana de conscientização e orientação sobre saúde mental em Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo