Vacinação contra gripe: mais de 82 mil pessoas já foram imunizadas em Joinville
Vacina da gripe está disponível para todos os grupos da população
Vacina da gripe está disponível para todos os grupos da população
Desde o início da campanha de vacinação da gripe, em abril, Joinville já vacinou 82,8 mil pessoas, segundo levantamento da área de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville. Os números consideram a população vacinada até esta segunda-feira, 19, somando todos os grupos prioritários e a população em geral.
Desde o dia 10 de maio, a vacina da gripe está disponível para todos os grupos da população. Já os grupos prioritários vêm recebendo o imunizante desde abril. Até agora, o já foram vacinados 30% do grupo formado por idosos, gestantes e crianças até 5 anos; e de 20% do grupo de trabalhadores da saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior.
Também já receberam doses da vacina povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
“A procura da população tem sido boa, porém, precisamos salientar que os grupos prioritários devem continuar buscando as doses da vacina, pois é o grupo que geralmente sofre com agravamentos da doença”, salienta a Coordenadora de Imunização, Nicoli dos Anjos.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves, internações e óbitos ocasionados pela gripe, especialmente entre os grupos prioritários. A vacina oferecida pelo SUS é trivalente e eficiente na proteção contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Ela também pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Os vírus influenza circulam durante todo o ano, porém, com a chegada do frio, a população mantém os ambientes mais fechados, favorecendo a transmissão.
Após a aplicação, o imunizante leva de duas a três semanas para iniciar a proteção, por isso, é importante que a população procure as unidades de saúde antes da queda das temperaturas, quando os riscos de desenvolver doenças respiratórias aumentam consideravelmente.
Além das ações de vacinação aos sábados, que acontecem até o final de maio, a vacina contra a gripe segue disponível durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca.
A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento e não é necessário agendar. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).
Já na Sala Central de Vacinas (rua Abdon Batista, 172 – Centro), o atendimento também é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A orientação é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento. No último domingo do mês, no dia 25 de maio, a Central de Vacinas também estará aberta para atender a população que quiser atualizar a vacinação.
Leia também:
1. VÍDEO – Demitido de cafeteria, gerente se pronuncia após confusão com padre Fábio de Melo em Joinville
2. VÍDEO – Câmeras flagram suspeito fugindo após matar idosa em Joinville
3. Saiba o que foi discutido na audiência pública sobre tarifa zero no transporte público de Joinville
4. STJD marca julgamento de recurso do Barra em pedido de impugnação de partida do Catarinense
5. Moradores solicitam remoção de palmeiras em estrada da zona rural de Joinville
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: