Vacinas da gripe e da Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia, afirma Secretaria da Saúde
Várias campanhas de vacinação estão ocorrendo simultaneamente no estado e SES faz recomendações
Várias campanhas de vacinação estão ocorrendo simultaneamente no estado e SES faz recomendações
A Campanha de Vacinação contra a gripe foi estendida para toda população até 24 de junho ou até que os estoques de vacinas sejam zerados. Simultaneamente, continua a aplicação de doses contra a Covid-19. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que as doses da vacina da gripe e da Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia.
“As campanhas de vacinação estão sendo feitas de forma simultânea. Quem for até o posto de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 pode também receber as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a vacina da gripe”, destaca Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive).
As doses da vacina contra a gripe estão liberadas para toda população, a partir dos 6 meses de idade. A Dive recomenda que mesmo com a ampliação da vacinação para toda a população, as pessoas dos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes entre outros, que são mais vulneráveis e podem desenvolver quadros graves pelo vírus influenza (gripe), devem procurar a vacina.
A SES também reforça a importância da população completar o esquema vacinal contra a Covid-19, que envolve a aplicação da dose de reforço.
Além da campanha de vacinação contra a gripe, também ocorre a campanha contra o sarampo em todo o estado. Nesse caso, podem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 12 anos e trabalhadores da saúde independentemente do vínculo com estabelecimento de saúde. A vacinação para este público é indiscriminada, ou seja, mesmo que o esquema vacinal esteja completo, a pessoa deve receber uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
Aproveitando a ida até os pontos da vacinação, a SES orienta que a população já confira a carteirinha de vacinação e aproveite a oportunidade para atualizar as doses contra as outras doenças. Atualmente, são 20 vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Vacinar é proteger. É garantir que doenças já erradicadas não voltem. É prevenir casos graves dessas doenças. Por isso, é tão importante manter a caderneta sempre atualizada”, destaca a gerente.
Em Joinville, a aplicação dos imunizantes é realizada em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção das unidades do Jativoca e do Morro do Amaral. Os horários de funcionamento das UBSFs podem ser conferidos no site da prefeitura.
Na região central, outra opção é a Sala de Vacinas, que fica na rua Abdon Batista, 172, no Centro. A sala funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h50. É preciso levar a carteira de vacinação e um documento oficial com foto.
Saiba mais:
– Covid-19: criança é diagnosticada com nova linhagem da variante ômicron em Joinville
– Joinville amplia vacinação contra a gripe para toda a população; saiba onde se vacinar
– Covid-19: Joinville amplia faixa etária e inclui profissionais da saúde para quarta dose de vacina
– Mãe faz vaquinha para custear remédios do filho de 4 anos à base de Cannabis em Brusque; veja como ajudar
– “Sua esmola também mata”: prefeito de Blumenau desabafa após morte de morador de rua
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: