“Vai entrar com a calcinha no joelho”: MP-SC investiga discriminação contra candidatas em Barra Velha
Áudio que circula nas redes sociais mobilizou apuração de promotoria
A 1ª Promotoria de Justiça de Barra Velha instaurou uma notícia de fato para apurar o possível crime de discriminação contra atuais candidatas às eleições municipais de Barra Velha. Um homem, morador do município, teria gravado e divulgado um áudio com expressões de intolerância, constrangimento e humilhação às candidatas. O conteúdo foi divulgado por um jornal da região.
No áudio, o homem teria dito: “Há uma possibilidade bem remota (…) que vai entrar uma [mulher na vida pública]”. “Nada contra, é uma opinião minha, mas é, assim, muito difícil, assim, vai entrar lá com a calcinha no joelho, entendeu? Barra Velha não elege mulher. A nossa retrospectiva mostra isso”, teria seguido. “Pode ser que eleja, bom, tomara que eleja, independente do partido, mas é muito difícil, muito. Como eu falei, com a calcinha no joelho talvez ponha uma”, teria completado.
O Código Eleitoral tipifica a conduta como punível com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. O artigo 326-B determina que é crime assediar, constranger ou humilhar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia. A finalidade do crime seria impedir ou dificultar a campanha eleitoral ou o desempenho do mandato eletivo de mulheres.
Considerando os indícios de autoria e materialidade, o Promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares remeteu a notícia de fato para que a Delegacia de Polícia Civil de Barra Velha avalie a instauração de um procedimento para apurar o possível crime.
Leia também:
1. Polícia Civil prende um dos homens mais procurados de Santa Catarina
2. Governador discute alargamento da Baía da Babitonga com ministro em Brasília
3. Cadeirante morre após ser atropelado em Joinville
4. JEC inicia venda de ingressos para estreia na Copa SC 2024; confira valores e onde comprar
5. Suspeito de participar de assalto a casa no Espinheiros é preso em Joinville
Assista agora mesmo!
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: