+

“Vamos procurá-los”: grupo que comprou galeria em Joinville quer manter lojistas no local

Grupo Zonta adquiriu a Galeria Carrefour Paseo, que encerra as atividades no dia 19 de março

“Vamos procurá-los”: grupo que comprou galeria em Joinville quer manter lojistas no local

Grupo Zonta adquiriu a Galeria Carrefour Paseo, que encerra as atividades no dia 19 de março

Vítor Filomeno

No dia 19 de março, a Galeria Carrefour Paseo fecha as portas em Joinville e quem assume o local é o Grupo Zonta, proprietário das marcas Condor, Hipermais e da Cipla Condor. A aquisição do centro comercial foi anunciada nesta quinta-feira, 7. A galeria é o shopping mais antigo da cidade, fundado em 1986 como Shopping Americanas.

A notícia da compra, além de ser uma novidade para os joinvilenses, tornou-se uma esperança para os lojistas que possuem estabelecimentos no local, já que, com o fechamento do Paseo, eles teriam de desocupar as lojas. A decisão havia virado um pesadelo para os empreendedores.

Segundo lojistas, uma notificação extrajudicial foi enviada por e-mail em um domingo, no dia 18 de fevereiro, afirmando que a galeria seria fechada e que as lojas deveriam ser desocupadas. A informação assustou os lojistas, que ficaram inconformados.

Foi o caso da Bianca Hoepers, dona de um quiosque onde vende óculos. “Estamos em pânico até agora. Eu estou aqui há dez anos e eu não queria sair daqui. Estamos bem abalados, assim como todos os outros lojistas”, afirma.

A notícia da venda também trouxe preocupação a Tainara Machado, proprietária de uma loja de roupas femininas. “É difícil sair daqui agora e mudar para outro lugar, começar uma clientela nova, tudo diferente. Isso tudo foi muito rápido. Onde vamos colocar nossa clientela? Os clientes nos perguntam para onde vamos, mas nós não sabemos. O que vamos fazer não sabemos ainda”, comenta.

Justiça

A reportagem esteve no local antes do anúncio da compra. Até então, a única alternativa encontrada pelos lojistas era uma ação na Justiça. Alguns tomaram a iniciativa e recorreram individualmente. Mas, havia o planejamento de um processo em conjunto, pedindo um prazo maior para a desocupação dos estabelecimentos.

A reportagem do jornal O Município Joinville entrou em contato com a administração do Grupo Carrefour, que se posicionou em relação à decisão. De acordo com o comunicado, a empresa “está em processo de revisão de portfólio como forma de otimizar e buscar eficiência na gestão de seus ativos. Nesse sentido, informamos que assinamos um contrato de compra e venda para o Shopping Paseo Joinville”.

Porém, após o anúncio da compra, a reportagem também questionou o Grupo Zonta sobre o que seria feito com os lojistas que já estão no local. Segundo a empresa, os empreendedores não precisarão desocupar e que um contato será feito. “Vamos procurá-los nos próximos dias”, garante a instituição.

Leia a nota do Grupo Carrefour na íntegra:

Conforme anunciado, o Grupo Carrefour Brasil está em processo de revisão de portfólio como forma de otimizar e buscar eficiência na gestão de seus ativos. Nesse sentido, informamos que assinamos um contrato de compra e venda para o Shopping Paseo Joinville. As negociações estão sujeitas à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Reafirmamos nosso compromisso com o estado de Santa Catarina, praça de extrema importância para os negócios da companhia. O estado continua sendo estratégico para os negócios do Grupo e conta com diferentes formatos que atendem às necessidades da região, tais como Varejo, Cash&Carry e Clube de Compras“.

Leia também:
1. Zé Trovão propõe que PF investigue roubos de cargas seguradas
2. Júri condena homem por esfaquear pastor por ciúmes em Joinville
3. Aparelhos de ar condicionado são furtados em obra de UBSF de Joinville
4. Dupla sertaneja Hugo e Guilherme se apresenta em Joinville; veja quando
5. Polícia Civil divulga informações do principal suspeito de cometer duplo feminicídio em Joinville


Assista agora mesmo!

Conheça o especial Virei Joinvilense, que estreia dia 9 de março:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo