Vara Regional de Garantias é oficialmente instalada na comarca de Joinville; saiba como vai funcionar
Evento aconteceu nesta quinta-feira, 11
Evento aconteceu nesta quinta-feira, 11
A solenidade de instalação da Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville aconteceu nesta quinta-feira, 11. O evento ocorreu no Fórum Central da Comarca do município e foi conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), desembargador Francisco Oliveira Neto.
Em Joinville, a 1ª Vara de Direito Bancário foi transformada na Vara Regional de Garantias da Comarca. Dessa forma, a unidade judiciária terá competências sobre as comarcas de Garuva, Itapoá e Joinville. Sob a titularidade do juiz Fernando Rodrigo Busarello, a unidade iniciará os trabalhos com aproximadamente 2,5 mil processos em tramitação direta.
“É um marco para a Justiça catarinense. A inauguração da nova Vara de Garantias significa mais segurança jurídica para todos. Participar desta solenidade de instalação mostra o compromisso que a OAB-SC, a OAB Joinville e o TJ-SC têm com a justiça e proteção dos direitos individuais. Acredito que empenho não faltará, assim como responsabilidade e dedicação, no tocante à legalidade dos procedimentos de investigação dos cidadãos”, explica Oliver Jander Costa Pereira, presidente da Subseção de Joinville.
As obrigações do juízo da vara de garantias ocorrem por toda a fase do inquérito policial e se encerram somente após o oferecimento ou não da denúncia. A partir desse ponto, a análise passa a ser de competência do juiz de instrução, que será responsável pela sentença.
Ao juízo de garantias cabe apreciar os inquéritos policiais, os procedimentos investigatórios, as notícias-crime, as representações criminais, as medidas cautelares e assecuratórias, os pedidos de prisão, de liberdade e de quebra de sigilo de dados e telefônico, a produção antecipada de provas, as exceções e os incidentes formulados em investigação criminal.
Também cabe processar e julgar os habeas corpus e os mandados de segurança, além de realizar audiências de custódia e outros procedimentos previstos na normativa até o oferecimento da denúncia.
Esta é a sétima unidade instalada no estado. O cronograma prevê a implantação de 17 juízos de garantias até 2025.
Leia também:
1. JEC negocia com jogador joinvilense com passagens por Avaí e Vitória; conheça quem é
2. Homem é preso acusado de homicídio na zona Sul de Joinville
3. Paratleta joinvilense é convocado para os Jogos Paralímpicos de Paris
4. Joinvilense veterano da 2ª Guerra Mundial morre aos 101 anos
5. Caminhão furtado em Brusque é abandonado em lavação de Joinville
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: