Veja a programação da 32ª Festa dos Reis e Rainhas do Tiro ao Alvo, em Joinville
Evento acontece nos dias 8 e 9 de novembro
Evento acontece nos dias 8 e 9 de novembro
A Festa Rei dos Reis e Rainha das Rainhas do Tiro ao Alvo celebra uma tradição joinvilense que remonta a 1855, quando os primeiros imigrantes alemães trouxeram o costume da festa do tiro-rei, nas quais o melhor atirador era coroado Rei do Tiro. O evento acontece entre sábado, 8, e domingo, 9.
Organizada pela Associação Joinvilense de Tiro ao Alvo, a festa contará com entrada gratuita nos dois dias e programação repleta de música, gastronomia típica e apresentações culturais, em dois locais:
As atividades de sábado iniciam às 19h, no Recanto Santa Catarina, que fica na rua Santa Catarina, 9657 – salão do Rocha, com a recepção das sociedades, cerimonial de abertura, seguido das premiações dos atiradores do ano, nas categorias individual e por equipe.
O baile de abertura começa às 21h, com animação da banda Os Fantásticos de Timbó. À meia-noite, será feita a revelação da nova realeza do Tiro 2025, momento mais aguardado da noite, seguido de baile até o encerramento.
“A Festa dos Reis e Rainhas do Tiro ao Alvo é um marco da nossa história e mantém viva uma tradição a mais de um século e meio. É um momento de confraternização entre as sociedades e de valorização da cultura Joinvilense”, destaca Hilário Vollmann, organizador do evento e representante da Associação Joinvilense de Tiro ao Alvo.
No domingo, as atividades começam às 10h, na sede da Sociedade Cruzeiro Joinvilense (rua Dr. Sehrwald, 329, bairro Atiradores), com abertura, início do tiro ao alvo, apresentações culturais, Bandas, exposições, gastronomia típica e bebidas.
Às 10h30, haverá apresentação do grupo de bandoneon, seguida pela premiação dos atiradores da manhã. Logo após, às 12h30, a Banda Irmãos Reinhardt anima o público com repertório de música tradicional alemã.
A apresentação da realeza 2025 acontece às 15h, seguida do grupo Flash Mania, que traz o tradicional passinho alemão. Às 16h, inicia o baile com o Musical Radol, com encerramento previsto para às 19h.
A tradição das festas de tiro chegou a Joinville em meados do século XIX, trazida pelos imigrantes europeus. Nessas festas, o melhor atirador era coroado Rei do Tiro, um símbolo de prestígio e habilidade. Desde então, a prática se tornou parte do calendário cultural da cidade, atravessando gerações e mantendo o espírito comunitário das antigas sociedades de atiradores.
“É uma festa para toda a família, onde tradição e cultura caminham juntas. Queremos que todos participem, conheçam essa história e vivam esse momento com a gente”, reforça Vollmann.
A Festa Rei dos Reis e Rainha das Rainhas do Tiro ao Alvo é uma realização da Associação Joinvilense de Tiro ao Alvo e conta com projeto aprovado, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).
Sábado, 8 – Recanto Santa Catarina
Endereço: rua Santa Catarina, 9657 – Salão do Rocha, no bairro Santa Catarina
19h – Recepção das sociedades
19h30 – Cerimonial de abertura
20h30 – Premiação Individual e Equipes
21h – Baile com Os Fantásticos
0h – Anúncio da nova Realeza
0h30 – Baile com Os Fantásticos
Domingo, 9 – Sociedade Cruzeiro Joinvilense
Endereço: rua Dr. Sehrwald, 329 – bairro Atiradores
10h – Cerimonial e Início do Tiro ao Alvo
10h – Comidas típicas, bebidas, exposição e feira
10h30 – Apresentação do Grupo de Bandoneon
11h30 – Premiação do Tiro ao Alvo
12h30 – Banda Irmãos Reinert
15h – Apresentação da Realeza do Tiro ao Alvo 2025
15h30 – Grupo Flash Mania (passinho alemão)
16h – Musical Radoll
19h30 – Premiação do Tiro ao Alvo
19h30 – Encerramento
Leia também:
1. Casal foi morto por facção em Joinville após matar motorista de aplicativo, diz Polícia Civil
2. Natal Premiado 2025: campanha da CDL Joinville vai sortear iPhone, Jeep Renegade e mais de R$ 50 mil em vales-compra
3. Motorista embriagado responsável por colisão que acabou em morte, em Joinville, vai cumprir pena em regime semiaberto
4. Colégio de Joinville oferece bolsas sociais de até 100% em 2026
5. VÍDEO – E-book Origens de Joinville narra a história da cidade contada pelos seus muitos povos
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: