Veja como será o funcionamento dos cemitérios municipais no Dia dos Finados em Joinville
Para evitar aglomerações, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente orienta que as visitas não se concentrem somente no dia 2 de novembro
Para evitar aglomerações, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente orienta que as visitas não se concentrem somente no dia 2 de novembro
No dia 2 de novembro, o cemitério reúne milhares de pessoas que desejam homenagear, de alguma forma, os entes queridos que já partiram. No Dia de Finados de 2019, passaram pelos cemitérios municipais, cerca de 150 mil joinvilenses. Porém, com a pandemia da Covid-19, deverá seguir as regras impostas nos Decretos Municipais e Estaduais, usar máscara facial e respeitar o distanciamento.
Para evitar que haja um grande número de pessoas visitando os locais no mesmo dia, como ocorreu no ano anterior, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) orienta que as visitas não se concentrem somente no dia 2.
A entrada nos dez cemitérios municipais não será controlada, mas, caso houver aglomerações, os servidores deverão orientar e dispersar a população. O horário de funcionamento será das 7 às 18 horas.
O acesso de veículos ao interior dos cemitérios só será autorizado para idosos e pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.
Os comerciantes que foram sorteados para trabalhar durante o feriadão de Finados, poderão utilizar os arredores dos cemitérios para a venda de produtos nos dias 31 de outubro a 2 de novembro.
Poderão ser comercializados apenas naturais e artificiais, vasos e velas. Neste ano, considerando as medidas de prevenção do COVID-19, não será permitida a venda de alimentos e bebidas.
Os comerciantes ficarão responsáveis por adotar os protocolos de segurança sanitária necessários neste período de pandemia, como uso de máscaras e disponibilizar álcool gel para seus clientes.
Todos os dez cemitérios municipais irão receber visitantes entre as 7 e 18 horas. São eles:
– Cemitério Municipal: rua Ottokar Doerffel, 12, bairro Atiradores;
– Rio Bonito: rua Quinze de Outubro, Pirabeiraba;
– Canela: rua Quinze de Outubro, Rio Bonito;
– Pirabeiraba (Bavária): rua Vereador Guilherme Zuege, Pirabeiraba;
– Cometa: rua Dona Francisca, Pirabeiraba;
– Dona Francisca: rua Dona Francisca, Distrito Industrial;
– São Sebastião: rua Soledade, entre 524 e 568; Iririú
– Fátima: rua Kesser Zattar, 70, João Costa
– Cristo Rei: Rodovia do Arroz, 3316, Vila Nova;
– Cubatão: rua Dorothovio do Nascimento, Distrito Industrial.