Veja o que sabemos sobre o retorno dos radares em Joinville

Segundo a Prefeitura de Joinville, o edital está em fase final de elaboração

Veja o que sabemos sobre o retorno dos radares em Joinville

Segundo a Prefeitura de Joinville, o edital está em fase final de elaboração

Yasmim Eble

Não há previsão para retorno do funcionamento dos radares da área urbana de Joinville, segundo nota da Prefeitura de Joinville. Isso porque o edital de licitação para a contratação de radares eletrônicos precisou receber novos ajustes por parte do Departamento de Trânsito (Detrans) e, atualmente, está em fase final de elaboração.

O relançamento do edital também não tem uma data definida. Em maio deste ano a licitação foi revogada para análise e revisão e até então não foi relançado.

A contratação da empresa especializada na prestação de serviços de fiscalização automática de trânsito e monitoramento estático irá disponibilizar os equipamentos, implantar nas ruas, operar, realizar a manutenção preventiva e a correção de possíveis erros.

Confira a nota na íntegra: 

“A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), esclarece que o edital da licitação para contratação de radares eletrônicos precisou receber ajustes por parte do Departamento de Trânsito (DETRANS) e, atualmente, está em fase final de elaboração.

Na sequência, o documento será encaminhado para aprovação da Procuradoria Geral do Município (PGM) e, assim que receber parecer favorável, será publicado para que o processo de licitação seja iniciado. Neste momento não é possível estipular uma data para a instalação dos equipamentos.”

Ampliação dos radares

Em abril, a Prefeitura de Joinville havia divulgado há intenção de ampliar os radares com reconhecimento de placas veiculares e consulta de dados para identificação de carros em situação irregular. Por conta disso, o edital, estimado em R$ 37 milhões, foi divulgado, no entanto, meses depois foi revogado para receber ajustes.

À época, a intenção era instalar 224 faixas de monitoramento com tecnologia OCR, equipamento que permite monitorar e analisar as imagens de câmeras de trânsito instantaneamente.

No entanto, o município está desde o dia 3 de março sem esses pontos de monitoramento e o tema foi pauta de discussão na Câmera de Vereadores de Joinville no dia 25 de outubro. O vereador Adilson Girardi (MDB) falou sobre a reativação de radares em Joinville, em especial nas proximidades de escolas.

O vereador alega que os motoristas já não respeitam a velocidade mais baixa nessas localidades, gerando perigo para estudantes. Brandel Junior (Podemos) se uniu a Girardi para cobrar agilidade da Prefeitura na celebração de contrato para a implantação de radares.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo