Veja o que sabemos sobre o retorno dos radares em Joinville
Segundo a Prefeitura de Joinville, o edital está em fase final de elaboração
Não há previsão para retorno do funcionamento dos radares da área urbana de Joinville, segundo nota da Prefeitura de Joinville. Isso porque o edital de licitação para a contratação de radares eletrônicos precisou receber novos ajustes por parte do Departamento de Trânsito (Detrans) e, atualmente, está em fase final de elaboração.
O relançamento do edital também não tem uma data definida. Em maio deste ano a licitação foi revogada para análise e revisão e até então não foi relançado.
A contratação da empresa especializada na prestação de serviços de fiscalização automática de trânsito e monitoramento estático irá disponibilizar os equipamentos, implantar nas ruas, operar, realizar a manutenção preventiva e a correção de possíveis erros.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), esclarece que o edital da licitação para contratação de radares eletrônicos precisou receber ajustes por parte do Departamento de Trânsito (DETRANS) e, atualmente, está em fase final de elaboração.
Na sequência, o documento será encaminhado para aprovação da Procuradoria Geral do Município (PGM) e, assim que receber parecer favorável, será publicado para que o processo de licitação seja iniciado. Neste momento não é possível estipular uma data para a instalação dos equipamentos.”
Ampliação dos radares
Em abril, a Prefeitura de Joinville havia divulgado há intenção de ampliar os radares com reconhecimento de placas veiculares e consulta de dados para identificação de carros em situação irregular. Por conta disso, o edital, estimado em R$ 37 milhões, foi divulgado, no entanto, meses depois foi revogado para receber ajustes.
À época, a intenção era instalar 224 faixas de monitoramento com tecnologia OCR, equipamento que permite monitorar e analisar as imagens de câmeras de trânsito instantaneamente.
No entanto, o município está desde o dia 3 de março sem esses pontos de monitoramento e o tema foi pauta de discussão na Câmera de Vereadores de Joinville no dia 25 de outubro. O vereador Adilson Girardi (MDB) falou sobre a reativação de radares em Joinville, em especial nas proximidades de escolas.
O vereador alega que os motoristas já não respeitam a velocidade mais baixa nessas localidades, gerando perigo para estudantes. Brandel Junior (Podemos) se uniu a Girardi para cobrar agilidade da Prefeitura na celebração de contrato para a implantação de radares.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube