Veja os cinco primeiros desafios de Cristian de Souza como técnico do Joinville
Treinador estreia nesta quinta-feira, quando o JEC enfrenta o Criciúma
Treinador estreia nesta quinta-feira, quando o JEC enfrenta o Criciúma
Cristian de Souza inicia nesta terça-feira, 13, a sua trajetória no Joinville Esporte Clube. O técnico não terá apenas dois dias para conhecer o elenco, pois já estreia nesta quinta-feira, 15, quando o JEC enfrenta o Criciúma, às 20h, na Arena Joinville, pela terceira rodada do Campeonato Catarinense.
Uma coletiva de imprensa está marcada para acontecer às 15h desta terça-feira, quando Cristian falará pela primeira vez como técnico do Coelho. Mas, antes, o jornal O Município Joinville mostra cinco desafios que o técnico terá no Tricolor, desde ajustes no time até a busca por recuperação no Estadual.
Nesta temporada, o elenco do JEC foi parcialmente reformulado: o clube manteve 15 jogadores, dispensou 10 e contratou 11. Com tantas mudanças de uma temporada para outra, o agora ex-técnico do Joinville, Leandro Sena, não conseguiu dar uma identidade à equipe nas duas primeiras rodadas do Catarinense.
Agora, o desafio do novo treinador é encontrar esse “DNA do JEC” e adequá-lo ao seu estilo preferido de jogo, seja em uma formação mais ofensiva, com atacantes de maior mobilidade pressionando no campo adversário, ou mais recuada, explorando os erros do time adversário.

Por falar em defesa, esse setor deve receber bastante atenção de Cristian de Souza. O Joinville sofreu quatro gols nas duas primeiras rodadas do Catarinense e é o time mais vazado da competição. Se considerarmos as últimas quatro partidas (somando os dois jogos da final da Copa SC de 2025), o Tricolor levou 10 gols e marcou apenas quatro.
Em 2025, apesar da temporada de altos e baixos, o JEC mostrou força dentro da Arena Joinville. Foram 21 jogos realizados em casa (somando Estadual, Série D e Copa SC), com 11 vitórias, 7 empates e 3 derrotas, um aproveitamento de aproximadamente 63,5%.
Porém, na estreia do Campeonato Catarinense deste ano, o Tricolor foi derrotado por 3 a 2 pelo Figueirense. O time tem apenas mais dois jogos na Arena Joinville nesta primeira fase da competição: contra o Criciúma e contra o Carlos Renaux, pela quinta rodada.

O início do Estadual não está sendo como o torcedor do JEC espera. O Coelho está na lanterna do Grupo A com duas derrotas. O time precisa de, no mínimo, uma sequência de duas vitórias para brigar pelas primeiras posições da tabela; caso contrário, terá que disputar o quadrangular para fugir do rebaixamento.
A situação não está fácil para o JEC no Catarinense, mas o time ainda tem condições de classificação para a segunda fase. Na temporada passada, o Joinville foi eliminado pela Chapecoense nas semifinais.
Como esta é a primeira competição de Cristian no comando do JEC, ele também terá o enorme desafio de encerrar o jejum de 24 anos sem títulos do Joinville no Estadual. A última vez que o Tricolor levantou a taça foi em 2001.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: