Veja quais estados conquistaram mais prêmios no 39º Festival de Dança de Joinville

Santa Catarina acumulo 11 premiações

Veja quais estados conquistaram mais prêmios no 39º Festival de Dança de Joinville

Santa Catarina acumulo 11 premiações

Redação O Município Joinville

O 39º Festival de Dança de Joinville chegou neste sábado, 30, ao seu 12º e último dia de realização, já com as apresentações competitivas encerradas e premiações, anunciadas.

Dos 23 estados participantes no evento, 11 chegaram nos primeiros lugares nas premiações especiais e nas disputas do Festival 40+, do Meia Ponta e da Mostra Competitiva. O que mais se destacou foi São Paulo, com 29 prêmios; seguido por Goiás e Santa Catarina, ambos com 11 prêmios; e Minas Gerais, com dez.

Prêmios de Santa Catarina:

O estado anfitrião do evento conquistou três prêmios no Meia Ponta: Melhor Bailarina para Sara Manoela de Souza, da Alex Martins Cia, companhia que também leva para casa o primeiro lugar de Dança Contemporânea – Solo Feminino – Infantil pelo desempenho da promissora dançarina de 11 anos; e um primeiro lugar para a Companhia de Dança Liliana Vieira.

Na Mostra Competitiva, Santa Catarina acumulou quatro prêmios, garantidos por Alisson Pereira Studio de Dança, Grupo de Dança ADH, Grupo de Dança Adriana Alcântara e Programa Dançando na Escola – Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos.

No Festival 40+ foram quatro prêmios: a Cia de Dança Expressão Vital foi escolhida como Melhor Grupo 40+ e levou dois primeiros lugares; e a Fabricio Callabari Ballet Studio também conquistou um primeiro lugar.

Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, avalia o legado da 39ª edição, que marcou a retomada do evento inteiramente presencial depois dos desafios enfrentados em virtude da pandemia de Covid-19 em 2020, quando o Festival teve de ser cancelado, e em 2021, adiado de julho para outubro. “O balanço é o melhor possível. Neste ano, os grupos voltaram com uma energia contagiante. O que estamos sentindo é uma grande alegria de todos que estiveram aqui em Joinville”, comenta.

“As apresentações foram muito bonitas e o público estava represado em termos de sentimentos. Em todas as noites, percebemos que a plateia está extravasando. Isso traz para os bailarinos o que é mais precioso, receber palmas para saber que o seu trabalho está sendo bem recebido e bem visto. Nisto, o público de Joinville é extremamente caloroso e generoso”, acrescenta.

A grande expectativa pelo retorno do evento pôde ser constatada também na procura por ingressos, um dos motivos que levou a organização do evento a ampliar a abrangência e proporcionar ao público oportunidades de assistir aos espetáculos em outras cidades, com apresentações e transmissões em Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. “Abrimos espaços gratuitos com dança de qualidade para que toda a região veja e sinta o que é o Festival de Dança”, explica o presidente.

Ely antecipa que o Instituto já se planeja para a próxima edição, a 40ª. “Estamos preparando uma série de ideias, pois queremos sempre surpreender, entregar ao público e participantes algo a mais do que foi feito no ano anterior”, afirma.

Ganhadores dos Prêmios Especiais

Melhor Bailarina

  • Meia Ponta: Sara Manoela de Souza, Alex Martins Cia, SC.
  • Mostra Competitiva: Luciana Sagioro, Companhia Petite Danse, RJ.

Melhor Bailarino

  • Meia Ponta: Ruan Carlos Ribeiro, Ballet Clássico Mônica Luiza, CE.
  • Mostra Competitiva: Vitor Augusto Vaz da Silva, do Balé do Teatro Escola Basileu França, GO.

Melhor Coreógrafo

  • Alan Keller, da Studio Arte Dança, MG.

Prêmio Daniel Camargo

  • João Pedro Santos Silva, do Balé do Teatro Escola Basileu França, GO.

Melhor Grupo

  • Festival 40+: Cia de Dança Expressão Vital, SC.
  • Meia Ponta: Balé Infantil do Estado de Goiás, GO.
  • Mostra Competitiva: ATM Grupo de Formação, MG.

Prêmio Especial

  • Matheus Brusa, MB2, RS, pela trilha sonora original.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo