Veja como foi a avaliação das escolas de Joinville no Ideb 2019
Objetivo da avaliação é medir o desempenho do sistema educacional brasileiro no ensino fundamental e médio das escolas públicas
Foi divulgado nesta terça-feira, 15, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes a 2019, que avalia o desempenho no sistema educacional brasileiro nas escolas públicas. Em Joinville, os anos iniciais do ensino fundamental tiveram média de 7, os anos finais 5,8 e o ensino médio 3,9.
As notas joinvilenses ficaram acima do total do estado, exceto no ensino médio, onde a média catarinense ficou 4,2. Nas outras duas categorias, Santa Catarina tirou a nota 6,5 nos anos iniciais e 5,1 nos anos finais.
A escola que fez a maior pontuação entre o 1º e 5º ano do ensino fundamental foi a Adolpho Bartsch, localizada em Pirabeiraba, que tirou média 9,3. Em seguida, ficaram as escolas José Motta Pires (8,6), Anita Garibaldi (8,5), Paul Harris (8,2) e Pastor Hans Muller (8,2). Todas da rede municipal de ensino.
Entre os 6º e 9º anos, o destaque foi da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, no bairro Pirabeiraba, com nota 7,6. Na sequência, ficaram os colégios municipais Governador Pedro Ivo Campos (7,1), Pastor Hans Muller (7,1), Zulma do Rosário Miranda (6,9) e Padre Valente Simioni (6,9).
No ensino médio, apenas cinco escolas participaram de todas as etapas da avaliação. A melhor média ficou com escola estadual Gustavo Augusto Gonzaga, localizada no Saguaçu, com nota 5,2. Em seguida estão: Jandira D’ávila (4,9), Francisco Eberhardt (4,8), Annes Gualberto (4,1) e Juracy Maria Brosig (3,5).
O Ideb
O Ideb avalia o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade na educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 em todo o Brasil, valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos, de acordo com o Inep.