Veja quem são as vítimas já identificadas do acidente com o ônibus de turismo em Guaratuba
19 pessoas morreram segundo a Polícia Civil do Paraná; vídeo mostra passageiros felizes antes do acidente
19 pessoas morreram segundo a Polícia Civil do Paraná; vídeo mostra passageiros felizes antes do acidente
Das 19 mortes registradas no acidente com o ônibus de turismo na BR-376, em Guaratuba (PR), 17 vítimas já foram identificadas. As informações foram divulgadas por meio de nota da empresa TC Turismo, a qual pertencia o ônibus que transportava as 55 pessoas.
Um vídeo mostra os passageiros felizes durante o trajeto para Santa Catarina.
As 17 vítimas confirmadas até o momento são:
Duas vítimas ainda seguem sem identificação. Por meio de nota, a empresa lamentou o acidente e garantiu que está “utilizando de todas as forças possíveis para acolher os familiares e auxiliar neste processo de identificação”.
Um pouco mais cedo, também foi divulgada uma lista com nomes de sobreviventes que estavam internados em hospitais da região. Pelo menos 10 pessoas seguem sem informações fornecidas pela empresa. Os passageiros em hospitais são:
O governador do estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou por meio de suas redes que vai fretar um avião para transportar os corpos de volta ao estado natal.
Pessoal, o @GovernoPara irá fretar um avião para trazer os corpos das vítimas que morreram hoje, no Paraná. Também estamos enviando para Curitiba equipes da Defesa Civil, Segup, PC e Renato Chaves, para auxiliar e dar suporte aos familiares e parentes das vítimas.
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) January 25, 2021
Por volta das 8h30 desta segunda-feira, 25, um ônibus fretado caiu em uma ribanceira no quilômetro 668,7 da BR-376, em Guaratuba (PR). Segundo a empresa responsável pelo veículo, 53 passageiros e dois motoristas estavam a bordo.
O veículo, com placas de Belém (PA), não conseguiu fazer a curva e caiu da pista. Segundo o depoimento de um dos motoristas, de 67 anos, o ônibus perdeu os freios logo após uma das áreas de escape da via. O veículo faria paradas em Blumenau e em São José, na Grande Florianópolis.
De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, há duas áreas de escape na descida da Serra, no km 667,3 e no km 671,7. O acidente aconteceu no quilômetro 668,7.
Com a falha nos freios, o motorista relatou que não conseguiu fazer uma das curvas e o ônibus acabou batendo na mureta de concreto. Em seguida, o veículo tombou e caiu na ribanceira.
Ainda de acordo com o delegado, o motorista realizou o teste etílico após o depoimento, que apresentou índice zero para álcool no sangue.
Além do motorista do veículo, um dos policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que prestou os primeiros socorros logo após o acidente, também foi interrogado.
De acordo com o delegado Cristiano Quintas, um inquérito policial será aberto para investigar as causas do acidente e a regularidade da empresa de transporte do Belém do Pará. A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) de Curitiba ficará responsável por investigar o caso.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus estava regularizado.