O vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), que também preside a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville, está em Brasília em uma série de visitas a gabinetes parlamentares em busca de recursos para viabilizar a construção do Centro de Desenvolvimento Neuropsicopedagógico Bethesda.
O projeto prevê a criação de um espaço voltado ao diagnóstico e tratamento interdisciplinar, que promete ser o maior da América Latina em sua área.
O Centro será anexo ao Hospital Bethesda, no Pirabeiraba, e oferecerá atendimento gratuito a pessoas inseridas no espectro autista, com dislexia, TDAH, altas habilidades e outras neurodivergências, abrangendo as regiões Norte, Nordeste e Litoral Norte catarinense. O projeto, lançado recentemente, possui um custo total estimado em R$ 17 milhões e realizará até 7 mil atendimentos por mês.
Lúcio Slovinski, diretor executivo do Hospital Bethesda, acompanha o vereador na agenda. Juntos, eles estiveram em diversos gabinetes, com destaque para a visita aos deputados federais Daniela Reinehr (PL) e Valdir Cobalchini (MDB) e ao senador Esperidião Amin (PP), que manifestaram apoio à iniciativa e se comprometeram a contribuir com a destinação de emendas parlamentares para o projeto.
Visita ao gabinete de Cobalchini | Foto: Divulgação
“Todos foram unânimes em reconhecer que se trata de um projeto muito nobre, capaz de oferecer a devida assistência a pessoas que precisam de atendimento e terapias”, finaliza Ascendino.