Vereador de Belém critica falas de parlamentar de Joinville: “preconceituoso, racista e xenofóbico”

Parlamentar joinvilense tem manifesta preocupação com migração e feito falas fortes em relação ao Pará

Vereador de Belém critica falas de parlamentar de Joinville: “preconceituoso, racista e xenofóbico”

Parlamentar joinvilense tem manifesta preocupação com migração e feito falas fortes em relação ao Pará

Redação O Município Joinville

Na segunda-feira, 25, o vereador de Belém, Pablo Farah (MDB), usou as redes sociais para responder ao parlamentar de Joinville, Mateus Batista (União), que, nesta semana, fez falas que repercutiram sobre a necessidade de um controle mais rígido do fluxo migratório em Santa Catarina e com críticas ao Pará, que é o quarto estado com mais migrantes no município catarinense.

Durante sessão na Câmara de Vereadores de Joinville, também na segunda-feira, o vereador Mateus Batista afirmou que pessoas estariam migrando para Santa Catarina em razão da má administração de seus governantes e o estado seria “um lixo”.  “Bom, venho aqui reiterar, o estado do Pará é um lixo mesmo, Belém tem 57% da sua população favelizada. Eu não estou falando dos paraenses aqui, do estado estruturalmente, mas sim da forma como o estado é governado e pelos políticos o qual ele é governado”, reiterou.

Pablo Farah acusou Batista de propagar falas preconceituosas e pediu para o vereador parar de associar os paraenses que moram em Santa Catarina aos problemas de segurança e infraestrutura de Joinville.

“Vai cuidar da saúde pública, que eu acho que tu nunca foste defender na rua. Vai defender os guardas municipais e para de usar essa bandeira. Quero te dizer que tu és preconceituoso, racista e xenofóbico. Agora, para de associar os paraenses e os belenenses aos problemas de violência e criminalidade. Vai olhar a tua história, porque a tua cidade foi construída por imigrantes”, disse.

Agência Pará/Divulgação

O parlamentar ainda convidou o vereador de Joinville para conhecer a cidade de Belém, que, no mês de novembro, receberá a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30. Ele também lembrou dos catarinenses que vivem no estado do Pará e são bem recebidos.

“Eu te convido a vir aqui em Belém para ver a transformação que está acontecendo na nossa cidade em relação à infraestrutura e ao saneamento básico. Os catarinenses vêm para cá e são bem-vindos. Construíram várias cidades no interior do estado porque aqui a gente não tem discriminação com o ser humano. Aqui, todo mundo que vem para produzir é bem-vindo”, afirmou.

Por conta da repercussão e das falas polêmicas de Mateus Batista, a Câmara Municipal de Belém aprovou uma moção de repúdio contra ele e contra o seu projeto de lei.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo