Vereador Osmar Vicente tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral de Joinville

Decisão judicial envolve denúncia de candidaturas laranjas para preencher cota

Vereador Osmar Vicente tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral de Joinville

Decisão judicial envolve denúncia de candidaturas laranjas para preencher cota

Lucas Koehler

Nesta sexta-feira, 19, além de Sidnei Sabel, o vereador Osmar Vicente (PSC), de Joinville, também teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por conta de candidatas fictícias em seu partido. A decisão judicial foi acatada após ação movida pelo Pros e suplente Ednaldo José Marcos (Nado).

De acordo com a sentença, uma das candidatas era esposa de um dos assessores parlamentares do atual presidente do PSC e também candidato a vereador em 2020, Jaime Evaristo. Na última eleição, ela não declarou custos de campanha e recebeu apenas três votos. Em publicações no Facebook, pediu votos para Jaime Evaristo.

Outra candidata denunciada recebeu quatro votos, além disso, não arrecadou verba para campanha e nem declarou gastos.

Também no Facebook, seu marido publicou, ao menos seis vezes, pedidos de voto a Evaristo. Ela própria, anunciada como candidata pelo PSC, escreveu: “este é o meu candidato a vereador, Jaime Evaristo”.

A situação se repetiu com uma terceira candidata, que teve a terceira pior votação, com oito votos conquistados. Seu marido também pediu voto pelo Facebook para Jaime Evaristo.

Com as afirmações, o juiz Roberto Lepper, da 95ª Zona Eleitoral de Joinville, suspendeu liminarmente os registros de todos os candidatos do partidos e anulou o voto de toda a chapa, incluindo os de Osmar Vicente, que teve o mandato cassado.

De acordo com a decisão judicial, os acusados têm até cinco dias para apresentar novas provas de defesa. Cabe recurso.

O cartório eleitoral deve decidir quem assumirá a vaga. No caso contra o DEM e Sabel, o suplente Nado deve assumir. Já neste, envolvendo o PSC e Osmar, Maurício Soares, ao que tudo indica, assumirá a função.

A reportagem tentou contado com Osmar Vicente e Jaime Evaristo, mas não obteve respostas até o fechamento desta publicação. Ela será atualizada com o contraponto dos citados.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo