Vereador propõe adicionar faixa branca nos semáforos de Joinville
Objetivo é garantir direito de ir e vir para pessoas daltônicas e aumentar a segurança no trânsito
O vereador Osmar Vicente (PSC) protocolou, na última semana, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica PLO 141/2021, que prevê a inclusão de uma faixa na cor branca reflexiva nos semáforos de Joinville.
O objetivo é garantir que o direito constitucional de ir e vir para as pessoas portadoras de discromatopsia, popularmente chamadas de “daltônicos”, além de aumentar a segurança no trânsito.
Na proposta, o vereador ressalta que o daltonismo visual atinge 8% da população brasileira, quase 15 milhões de pessoas, sendo que o portador da doença tem dificuldade em identificar as cores verde e vermelho, ambas presentes no semáforo.
Osmar Vicente também cita exemplos de cidade como Taboão da Serra (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP), e em Anitápolis (GO), que já utilizam esse tipo de sinalização para os motoristas.
Em ofício enviado ao Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), o setor sinalizou positivamente para a adequação na sinalização da cidade.
Para o vereador, a faixa branca reflexiva vai oferecer uma referência para os motoristas daltônicos. “É uma solução simples, de custo baixo, mas que funcionará e trará mais segurança para quem está dirigindo e aos pedestres”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube