Vereador propõe que crianças em idade escolar tenham prioridade médica em Joinville

Proposta abrange a rede municipal de ensino e visa preferência dar preferência em exames e consultas médicas a alunos que apresentem dificuldades durante a aprendizagem

Vereador propõe que crianças em idade escolar tenham prioridade médica em Joinville

Proposta abrange a rede municipal de ensino e visa preferência dar preferência em exames e consultas médicas a alunos que apresentem dificuldades durante a aprendizagem

O vereador Diego Machado (PSDB) é autor de um projeto de lei que visa dar prioridade médica a crianças em idade escolar de Joinville.

A proposta, que abrange crianças de 0 a 14 anos que estejam matriculadas na rede de ensino municipal, tem o intuito de atender a estudantes que necessitem de exames, consultas médicas, atendimentos com especialistas e terapêuticos.

A ideia é que, a partir da percepção dos professores e gestores escolares, sejam identificados alunos que apresentem dificuldades durante a aprendizagem e que
necessitem de investigação no âmbito da saúde.

Após a identificação da escola, é gerado um relatório especificando as dificuldades, que é encaminhado aos pais ou responsáveis.

Os familiares, por sua vez, precisariam levar este documento à unidade de saúde mais próxima e solicitar o atendimento da criança, que pode estar sofrendo com problemas oftalmológicos ou apresente sinais de autismo, exemplifica Machado.

A partir deste documento, a Secretaria de Saúde do município teria um prazo de até 30 dias para prestar o serviço, a partir da data de solicitação.

Aprendizagem de qualidade

Machado reforça que, caso o projeto seja aprovado, caberá à Secretaria de Saúde aumentar a demanda de atendimento ou pensar em estratégias para que a assistência a outros pacientes não seja afetada.

O parlamentar também diz que, atualmente, há tratamentos que podem ser prejudicados pela demora no atendimento e seu principal objetivo é garantir a aprendizagem de qualidade dos estudantes.

“O nosso objetivo é garantir que crianças em idade escolar que apresentem algum tipo de problema ou de dificuldade tenham prioridade na realização de consultas e exames, para que a vida acadêmica desta criança não seja prejudicada”, determina o vereador.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo