Vereadora mirim de Joinville vai apresentar projeto de lei na Câmara dos Deputados
Ana Carolina da Maia propôs que absorventes sejam entregues nos postos de saúde
Ana Carolina da Maia propôs que absorventes sejam entregues nos postos de saúde
Nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, acontece a Câmara Mirim para votação de projetos de lei criados por estudantes do ensino fundamental. Entre as propostas protocoladas, três foram selecionadas para serem debatidas e aprovadas. Entre estas está o projeto da joinvilense Ana Carolina da Maia, 14 anos.
A ideia de Ana Carolina, já apresentada na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), é para que absorventes higiênicos sejam disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) à população que menstrua e que seja considerada de baixa renda. A lei, se aprovada na Câmara Mirim, e posteriormente sancionada, passa a valer em todo o país.
“Uma vez vi uma pessoa falando sobre o assunto e ficou na minha cabeça. Fiquei pensando: ‘nossa, tem gente que não tem condições de comprar um absorvente e ninguém faz nada. Vou tentar fazer alguma coisa, já que estou na Câmara, eu posso tentar fazer algo’”, justifica a estudante.
Por conta da pandemia, a reunião da Câmara acontece de forma virtual. Os vereadores mirins participantes vem da Escola Cidadã de Ibirité (MG), da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul (SC), da Câmara Mirim de Guaramirim (SC), do Claretiano Colégio de Rio Claro (SP), do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Mossoró (RN) e da Escola do Legislativo de Joinville (SC). De vereadores, passam a deputados mirins durante a sessão.
Os três projetos serão defendidos durante a quarta-feira e também poderão sofrer emendas. Na quinta, os deputados mirins fazem a votação para aprovação ou não das propostas.
Para acompanhas as reuniões, a população pode acessar o YouTube, nos canais do Plenarinho e da Câmara dos Deputados.
Saiba mais:
– Vereadora mirim de Joinville propõe distribuição gratuita de absorventes em postos de saúde
– Câmara Mirim de Joinville tem nova vereadora
– Câmara de Joinville abre inscrições de vereadores mirins para 2022
– Distribuição de absorventes higiênicos: A ideia da Ana Carolina da Maia, de Joinville, é que absorventes higiênicos sejam disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o País à população que menstrua e que seja considerada de baixa renda. Confira aqui o projeto na íntegra.
– Uso de protocolo de biossegurança em transportes públicos: O Vitor Augusto Fonseca Azevedo da Silva, de Goiânia (GO), propõe que se estabeleçam protocolos de biossegurança em ônibus, carros de motoristas por aplicativo e outros veículos públicos. O objetivo é evitar a disseminação de doenças, como a Covid-19. Confira aqui o projeto na íntegra.
– Criação do Abril Vermelho – Mês de Combate à Hipertensão Arterial: O projeto de Davi Vitório de Oliveira, de Vieirópolis (PB), pretende fazer do mês de abril um período voltado ao combate à hipertensão arterial, com a promoção de campanhas, debates, seminários, palestras e outros eventos de conscientização. Confira aqui o projeto na íntegra.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: