Paulo Pinto/Agência Brasil
Vereadora propõe espaço de acolhimento para filhos de mães que trabalham à noite em Joinville
Vanessa da Rosa destaca que demanda de trabalho após as 19h cresce substancialmente
A vereadora Vanessa da Rosa (PT) apresentou projeto que cria o Programa de Espaço Infantil Noturno (Proinfanoturno) em Joinville. O objetivo é oferecer uma alternativa para que as crianças fiquem em espaços seguros enquanto responsáveis, em especial as mães, possam estudar e trabalhar à noite.
“Essa demanda de trabalho após as 19h cresce substancialmente, como shoppings, supermercados e até mesmo na indústria. Muitas mães ambulantes também precisam carregar os filhos enquanto trabalham, uma situação que é difícil para todo mundo. Além disso, são muitas as mães que estudam e não tem com quem deixar seus filhos. Nosso projeto visa dar conforto às crianças e amparo às pessoas que precisam deste serviço, preenchendo uma lacuna histórica”, defendeu Vanessa da Rosa.
No Brasil, há mais de 11 milhões famílias de chefia feminina com filhos e sem cônjuge, sendo que, desse total, 62% são chefiadas por mulheres negras. A vereadora observa que são as mulheres trabalhadoras e estudantes que muitas vezes desistem de estudar ou trabalhar por falta de rede de apoio noturna.
Para a parlamentar, o projeto promove igualdade de gênero, a emancipação social e o desenvolvimento da sociedade.
Segurança das crianças
Outra preocupação da vereadora é com a segurança das crianças. Ao criar um espaço em que a supervisão é feita por profissionais, o município garante que as crianças não sejam colocadas em situação de risco, como abandono temporário ou supervisão irresponsável.
“Em muitos casos, as crianças ficam sob cuidados de irmãos, também menores de idade, que também é uma injustiça com essa criança mais velha, colocada em uma situação de responsabilidade que não é dela. Outro ponto sensível é quando a mãe tem que recorrer a pessoas que não são da maior confiança, como conhecidos e vizinhos, o que representa um perigo para a criança em alguns casos”, observou.
A vereadora ressalta que se trata de um espaço de acolhimento, diferentemente dos Centros de Educação Infantil (CEIs), que não substitui o ensino regular e não será vinculado à Secretaria de Educação. Com caráter assistencial, o Proinfanoturno tem como foco atividades recreativas e lúdicas.
“Será um lugar onde a criança poderá ser alimentada, fazer a tarefa e até mesmo praticar uma atividade relaxante que vai ajudar no descanso e no desenvolvimento da criança”, explicou Vanessa da Rosa.
A responsabilidade pelo programa seria do Poder Executivo. A vereadora sugere que o serviço seja oferecido entre 17h30 e 23h, com atuação de equipe multiprofissional composta por monitores, cuidadores e profissionais de apoio, excluída a utilização de professores efetivos da rede municipal de ensino.
Para a vereadora, o projeto impulsiona o desenvolvimento socioeconômico local, gerando oportunidades de emprego para monitores, cuidadores e profissionais de apoio, além de estimular parcerias com universidades, que poderão atuar por meio de projetos de extensão, estágios e pesquisas aplicadas à infância.
Leia também:
1. Prefeitura inaugura quadra coberta na escola municipal mais antiga de Joinville
2. Familiares e amigos se despedem de jovem que morreu em acidente em São Francisco do Sul
3. E-book Origens de Joinville revela a história da cidade além da colonização germânica
4. Joinville quer “importar” sistema de segurança pública da Prefeitura de São Paulo para combater crimes
5. Ex-dirigente do Brusque deve assumir como diretor de Futebol do JEC
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: