Divulgação
Vereadora reforça em Brasília articulação para instalação do IFSC no prédio dos Correios, no Centro de Joinville
Parlamentar aproveitou agenda nacional para tratar do projeto
Durante viagem a Brasília (DF), a vereadora joinvilense Vanessa da Rosa (PT) reforçou o trabalho político pela instalação de uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no prédio dos Correios, localizado no Centro de Joinville.
O imóvel, atualmente desocupado e alvo de vandalismo, é o principal alvo de articulação entre a parlamentar e autoridades federais.
A visita à capital federal ocorreu entre segunda e terça-feira, 13 e 14, durante o 2º Encontro da Rede Nacional de Parlamentares Negras e Negros, evento que reuniu lideranças políticas de todo o país para discutir políticas públicas voltadas à igualdade racial.
Paralelamente às atividades do encontro, Vanessa se reuniu com a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) para tratar das negociações envolvendo o IFSC e os Correios.
Segundo a vereadora, o processo de cessão do prédio é complexo e depende de entendimentos jurídicos e administrativos entre diferentes órgãos federais.
“A ocupação do prédio envolve instituições de ordenamentos jurídicos muito diferentes. Não é uma simples cessão de um patrimônio da União. Por isso mesmo contamos com o reforço da nossa deputada federal e companheira Ana Paula Lima nesta luta tão importante”, afirmou Vanessa, destacando que a deputada “já encampou a luta e está ajudando nas negociações que interessam às duas instituições e principalmente à população de Joinville”.
A iniciativa ganhou força no fim de setembro, quando Vanessa intermediou uma reunião virtual entre representantes do IFSC e dos Correios.
O encontro resultou em interesse mútuo na ocupação do prédio. Dias depois, uma visita técnica ao local confirmou o potencial do espaço e impulsionou o debate público sobre a proposta.
Com o avanço das tratativas, o projeto vem sendo visto como uma oportunidade para ampliar o acesso à educação técnica e superior em Joinville e, ao mesmo tempo, revitalizar a região central da cidade.
“A população abraçou a ideia porque percebeu que o IFSC trará movimento, formação profissional e novas perspectivas para o Centro, que há anos sofre com a falta de ocupação e degradação urbana”, pontuou a vereadora.
O IFSC ainda não confirmou oficialmente o uso do imóvel, mas, segundo Vanessa, as negociações seguem em andamento com apoio de lideranças políticas e da comunidade joinvilense.