Vereadores cobram inauguração de creche no Vila Cubatão, em Jonville

Unidade, que atenderá até 380 crianças, está pronta, mas sua abertura foi atrasada por problemas burocráticos

Vereadores cobram inauguração de creche no Vila Cubatão, em Jonville

Unidade, que atenderá até 380 crianças, está pronta, mas sua abertura foi atrasada por problemas burocráticos

Redação O Município Joinville

Os vereadores Pastor Ascendino Batista (PSD) e Vanessa da Rosa (PT), que é membro da Comissão de Educação, estiveram na última quarta-feira, 10, no Centro de Educação Infantil (CEI) Iramar João Viana, no bairro Vila Cubatão, na zona Norte de Joinville. O prédio está pronto, mas, devido a entraves burocráticos, ele ainda não foi inaugurado.

O CEI deverá receber entre 360 e 380 crianças, de quatro meses a menos de seis anos de idade, em períodos parcial e integral.

Recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e da organização social que administrará o CEI, os vereadores cobraram a inauguração, que está atrasada, segundo Pastor Ascendino. “A comunidade tem cobrado muito a inauguração” – disse o parlamentar, que sugeriu a fiscalização do local-, “as crianças da região precisam de um lugar pra estudar enquanto os pais trabalham, é urgente”.

A vereadora Vanessa da Rosa criticou a terceirização da educação, o que, para ela, é o real motivo do atraso, já que tira das mãos da secretaria municipal a gestão do CEI. “Esse é um dos entraves de a gente terceirizar a educação”, disse.

Fachada do CEI Iramar João Viana | Foto: Mauro Schlieck/CVJ

Quando vai funcionar

Até meados de outubro, o CEI deverá estar funcionando, garantiu o gestor da Associação Brasileira de Cultura, Desporto e Educação (ABCD da Educação), Raphael Gonçalves. A organização foi conveniada à prefeitura, em fevereiro, para gerir o CEI.

Em 7 de outubro, perto da data provável da abertura, representantes da organização devem participar de uma reunião de Educação na Câmara.

Vanessa da Rosa e Pastor Ascendino Batista na visita à creche | Foto: Mauro Schlieck/CVJ

Motivos do atraso

O CEI foi construído na área de um condomínio de casas populares entregue pela prefeitura no aniversário da cidade, em março. Desde então, moradores que já moram nas casas, esperam a abertura do CEI.

O motivo do atraso foi um entrave na documentação da ABCD da Educação junto à Prefeitura de Joinville. Desde maio, eles já têm CNPJ apto à abertura da unidade, mas, como o prédio ainda não tinha numeração, as licenças atrasaram – hoje, finalmente, o processo burocrático foi finalizado.

O processo de seleção e contratação de professores começará amanhã, disse o gestor da organização. E, assim que for feito o primeiro repasse da prefeitura, a mobília será comprada. Durante esse período, após a contração dos professores, a Secretaria de Educação fará a matrícula dos alunos.

Acompanharam a diligência da Comissão de Educação o diretor da Secretaria de Educação Felipe Hardt e a gerente de Educação Infantil Julcimara Trentini.

Vista interna do CEI | Foto: Mauro Schlieck/CVJ
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo