Vereadores de Joinville conhecem funcionamento da região metropolitana de Florianópolis
Apresentação foi feita virtualmente pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis
Vereadores da Comissão Especial da Região Metropolitana de Joinville acompanharam na manhã desta quinta-feira, 15, a apresentação da estrutura e da gerência de projetos de integração de serviços públicos entre os municípios da região metropolitana de Florianópolis. A apresentação foi feita virtualmente pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), que é uma autarquia estadual.
O objetivo do encontro, conforme o presidente da Comissão Especial da RMJ, Lucas Souza (PDT), era entender a gestão e o funcionamento da administração de uma região metropolitana já estabelecida. As informações da Suderf foram apresentadas pela assessora técnica, Luana Montero.
No encontro, Luana apresentou a estrutura de governança que a Suderf possui, formada por um Colégio Superior, no topo, seguida por um Comitê de Desenvolvimento e por uma Superintendência-geral. O Colégio Superior é composto por nove prefeitos e três secretários. No Comitê de Desenvolvimento, há participação de representantes da sociedade civil organizada.
Na avaliação de Luana, o formato da estrutura torna burocrático alguns processos decisórios, mas ela também avalia que quando os temas chegam ao Colégio Superior estão “maduros e bem discutidos com a sociedade”.
Também foram abordados na apresentação a estrutura física da autarquia e o projeto da Rede Integrada do Transporte Coletivo Metropolitano que, como o nome indica, pretende integrar a rede de transporte dos nove municípios que compõem o núcleo da região metropolitana (Florianópolis, Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro Alcântara). Segundo Luana, a integração é vista como uma solução para a oferta de transporte, hoje caro e ineficiente.
Na opinião do vereador Lucas Souza, a reunião foi positiva. O modelo sugerido para implantação em Joinville, segundo ele, é mais viável por contar com a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarinense (Amunesc) como órgão de apoio técnico administrativo. Além de Lucas Souza, participaram da reunião os vereadores Adilson Girardi (MDB), Alisson Julio (Novo), Osmar Vicente (PSC) e Wilian Tonezi (Patriota), membros da comissão.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube