Vereadores de Joinville devem abrir CPI para investigar obras do Rio Mathias
Se aprovada, o tema será lido já na primeira sessão do ano
Se aprovada, o tema será lido já na primeira sessão do ano
Nesta terça-feira, 5, vereadores de Joinville devem assinar um documento solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as obras do Rio Mathias, em Joinville.
Segundo o vereador Maurício Peixer (PL), o pedido será protocolado ainda hoje na Câmara de Vereadores. Se isso acontecer, o tema será lido já na primeira sessão do ano.
Depois, será enviado um parecer jurídico da Câmara. Se o objeto legal foi obtido, a pauta volta ao plenário para se votar a favor ou contra a abertura da CPI, que contará com cinco membros.
Para Peixer, todos os 19 vereadores eleitos devem aprovar a abertura da CPI.
O objetivo, conforme diz o vereador, é apurar e responsabilizar os culpados pela obra. O político do PL reforça que há um documento do Ministério Público Federal (MPF), de 2018, que pede a paralisação das obras justificando falta de qualificação da empreiteira contratada para realizar as obras.
“Por que essa empresa foi contratada? Por que não foram tomadas as medidas para que os recursos não fossem jogados pelo lixo?”, questiona Peixer.
O material usado nas obras é o principal alvo das críticas. “A questão técnica está abaixo. Se continuar, pode desabar e cair”, afirma.
No restante da obra, para o vereador, é preciso realizar melhorias nas ruas Jerônimo Coelho e Visconde de Taunay. Os outros problemas devem ser respondidos pelo laudo técnico da CPI.