X
X

Buscar

Vereadores de Joinville pedem estadualização do Hospital São José; entenda

Recursos de emergência dos governos estadual e federal pararam de ser repassados

A estadualização do Hospital São José tem estado na pauta de alguns vereadores. O assunto repercutiu na Câmara de Vereadores de Joinville quando foram abordados os números de recursos destinados à saúde pública da cidade.

Os parlamentares mencionaram o fim do repasse de recursos federais e estaduais para combate do coronavírus em Joinville, que foram mais de R$ 90 milhões em 2021, comprometendo o atendimento às necessidades do hospital por parte da prefeitura.

Entre os vereadores que se manifestaram, o primeiro a abordar o tema foi Cláudio Aragão (MDB), que citou a redução das equipes da Estratégia Saúde da Família, que, de acordo com ele, afetará a Secretaria de Saúde.

Outros apontamentos foram feitos pelos vereadores Érico Vinicius (Novo) e Lucas Souza (PDT). Segundo Lucas, cerca de 30% do orçamento da cidade destinado à área da Saúde vai para o hospital, o que, segundo ele, dificulta os investimentos em outras áreas.

Em 2021, o percentual exato de verbas da prefeitura destinadas ao Hospital São José foi de 30,96% dos R$ 952,5 milhões que Joinville empregou no ano para a saúde pública. De todo o orçamento, o hospital respondeu por uma fatia de 14,9% das despesas.

“É um hospital necessário para a cidade. A maior parte da população depende do SUS. No entanto, o hospital acaba absorvendo toda demanda da nossa região. Nós sabemos que, por força política, Criciúma já estadualizou o hospital municipal. Ou seja, é possível”, diz.

Lucas afirma que a estadualização do hospital precisa ser discutida entre os candidatos a governador de Santa Catarina nas eleições de 2022. Ele comenta que é necessária a mobilização por parte dos vereadores independentemente de bandeiras partidárias, e ressalta que se trata de uma causa da cidade.

“Estamos discutindo uma mobilização, uma carta conjunta, e vamos fazer o possível para que ela chegue aos partidos e aos candidatos, entendendo que é um apelo de muito tempo da nossa cidade que não pode ser negligenciado mais uma vez pelo governo do estado”, afirma.

Por fim, Lucas opina que há falta de representação da região Norte na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ele justifica que as regiões Oeste e Sul possuem cerca de dez deputados e, a região Norte, apenas três. Com isso, reforçou a necessidade de força política para que a estadualização do Hospital São José se concretize.

Base defende proposta

Líder da base do governo na Câmara, Érico Vinicius também defende a possibilidade de estadualização. Ele, na verdade, vai além, e comenta que a saída pode ser a federalização, reforçando que, pela demanda, há necessidade de ser um hospital estadual ou federal.

“O hospital tem uma folha muito cara. Quando se fala no Hospital São José, estamos falando de alta complexidade. O custo da alta complexidade é de responsabilidade dos governos federal e estadual, e não do município”, afirma.

Érico diz ainda que muitos recursos da Prefeitura de Joinville são destinados ao governo do estado. Além disso, comenta que o retorno é baixo. Segundo ele, é possível observar obras com verba estadual, entretanto, a manutenção do hospital, por exemplo, é uma necessidade que não vem por meio dos recursos do governo catarinense.

“O que precisamos fazer é federalizar ou estadualizar a folha de pagamento. Blumenau já está praticando algo similar a isso junto a universidade. Eu vejo uma oportunidade dentro desta linha de trabalho, pois conseguiremos manter recursos para verdadeira responsabilidade do município”, argumenta o vereador.

Prefeitura se manifesta

Procurada pela reportagem de O Município Joinville, a prefeitura manifestou o posicionamento em relação ao assunto tratado na Câmara por nota. O Executivo informou que o prefeito Adriano Silva (Novo) já solicitou apoio às demandas do hospital em algumas oportunidades. Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Joinville vem solicitando apoio do governo do estado para a manutenção do Hospital São José por diversas gestões. O prefeito Adriano Silva também solicitou apoio por diversas oportunidades ao governador e ao secretário de estado da Saúde para colaborar com o custeio da unidade.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube