Vereadores de Joinville propõem lei para multar pessoas que usarem drogas em espaços públicos
Recentemente, Balneário Camboriú sancionou lei na mesma linha
Recentemente, Balneário Camboriú sancionou lei na mesma linha
Vereadores de Joinville criaram um projeto de lei para multar pessoas que usarem drogas em locais públicos. Recentemente, uma lei como essa foi sancionada em Balneário Camboriú.
São dois projetos. O 1/2024 de autoria do vereador Wilian Tonezi (Patriota) e a 2/2024, de autoria dos vereadores Brandel Junior (Podemos) e Cleiton Profeta (PL).
Os dois projetos propõem que pessoas flagradas em qualquer área ou rua pública de Joinville em posse ou utilizando drogas ilícitas sejam multadas. O valor da multa deve ser de 1 UPM, que atualmente custa R$ 379,60, podendo variar conforme agravante do local onde foi feito o flagrante. Se alguém for flagrado perto de alguma escola, por exemplo, pode ser multado em 2 UPM. A multa pode ser convertida em serviço comunitário.
O projeto 2/2024 faz uma ressalva para que a multa não se aplique a pessoas em situação de rua. No entanto, autoriza o encaminhamento da pessoa aos programas públicos de atendimento ao tratamento da dependência química.
Guardas municipais e policiais militares serão os agentes competentes para aplicar a infração pelo descumprimento da lei.
As duas propostas colocam que o dinheiro arrecadado com as multas deverá ser aplicado em programa de prevenção às drogas do município ou revertido em benefício de entidades conveniadas.
Os dois projetos têm a possibilidade de abertura de processo administrativo para recurso de defesa.
Leia também:
1. Apostas de Joinville acertam a quadra da Mega-Sena e faturam mais de R$ 650
2. Tempo em Joinville: confira a previsão para esta quarta-feira
3. Polícia Militar realiza Operação Força Total em Joinville
4. VÍDEO – Mais de 300 cavalos-marinhos nascem no Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú
5. Moradores do bairro Boa Vista, em Joinville, reclamam de falta de água nesta terça-feira
“É muito alemã!”: músico da Alemanha fala sobre o que achou da Festa Pomerana, de Pomerode: