Vereadores de Joinville visitam Hospital Infantil após denúncia de demora nos atendimentos
Parlamentares receberam a informação de que famílias estavam esperando por até sete horas para serem atendidos
Vereadores da Comissão de Saúde visitaram o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria durante a noite desta segunda-feira, 21, após denúncias de demora nos atendimentos. Parlamentares receberam a informação de que as famílias estariam esperando por até sete horas para serem atendidos.
Os vereadores conversaram com pessoas que aguardavam atendimento e, conforme o presidente da comissão, Wilian Tonezi (Patriota), a média de tempo de espera para os casos classificados como não urgentes, que são em torno de 60% dos atendimentos, era de cinco horas.
De acordo com a coordenadora da ouvidoria e projetos, Quesia de Araújo, a instituição, que é referência estadual em pediatria, é contratada para 6,5 mil atendimentos ao mês. Segundo a direção, a tendência é que durante o inverno, ou mais precisamente no período entre maio e julho, seja o período de maior busca por atendimentos pediátricos na instituição.
A direção do hospital relatou aos vereadores que, período de pico, chegam a realizar nove mil atendimentos por mês, quase 40% acima do número normal.
Também foi informado pela unidade que durante a pandemia de Covid-19, com o fechamento do atendimento pediátrico nos pronto-atendimentos e unidades básicas de saúde, pacientes do hospital chegaram a esperar 12 horas.
Leia também:
– Hospital São José desativa última UTI exclusiva para atendimento da Covid-19
– Falta de material deixa paciente de Joinville esperando por cirurgia há meses; entenda o caso
– Hospital São José de Joinville volta a permitir visitas aos pacientes; veja horários
Próximos passos
Tonezi destacou que irá conversar com a Secretaria Municipal de Saúde para entender qual é o cenário de atendimentos pediátricos dentro do município — se houve queda de atendimentos e maior concentração no Hospital Infantil, ou se o aumento de atendimentos é generalizado.
Uma possibilidade adiantada por Tonezi é pleitear com o governo estadual a ampliação dos atendimentos do hospital. Tonezi assegurou que o tema será pautado para o próximo encontro do colegiado, na segunda-feira, 28.
Nas avaliações de Cassiano Ucker (Cidadania) e Pastor Ascendino Batista (PSD), a solução é contratar pediatras. Para Ucker, o hospital está sobrecarregado por ser o único ponto contínuo de atendimento pediátrico. “A solução para o problema passa, necessariamente, pela contratação de pediatras para toda a rede de saúde, primária, secundária e terciária”, complementa.
Ascendino Batista disse que vai cobrar a realização de concurso público no município. Para o vereador, é necessário ampliar o número desses profissionais em unidades básicas e pronto-atendimentos.
Além dos vereadores de Saúde, Wilian Tonezi, Cassiano Ucker e Brandel Junior (Podemos), a visita ao Hospital Infantil também contou com a presença do vereador Henrique Deckmann (MDB). Tonezi e Ascendino foram os autores do requerimento para a diligência.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube