Vereadores pedem ao governo de SC criação de delegacia de crimes digitais em Joinville
Ofício será enviado ao governador Jorginho e ao secretário de Segurança Pública
A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou na segunda-feira, 13, uma moção que apela ao governo estadual a instalação de uma delegacia exclusiva para tratar de crimes digitais em Joinville. A proposta, do vereador Adilson Girardi (MDB), foi aprovada por todos os vereadores presentes na sessão.
Em sua justificativa, Girardi cita a quantidade de crimes cometidos pela internet e pelo aplicativo de WhatsApp aumentou em 250%. “São muitos casos, principalmente contra pessoas idosas, e por isso é necessário ter uma delegacia que cuide exclusivamente disso”, argumenta.
Segundo o vereador, a maioria dos casos de crimes digitais no Brasil se refere a roubo de informações de cartão de crédito. Além disso, registrou outras situações como crimes de racismo, importunação sexual, prostituição infantil, fake news, atentados contra a moral e a honra, entre outros.
“Há pessoas que nem querem mais atender telefone celular com medo de terem informações roubadas”, disse.
Com a aprovação da moção, um ofício será enviado ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e ao secretário de Seguração Pública de Santa Catarina, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, solicitando a criação e instalação em Joinville da Delegacia Especial em Crimes Digitais.
Leia também:
1. Jovem sueco é encontrado morto no Litoral catarinense e conterrâneo confessa assassinato
2. Luan Santana em Joinville: saiba quando show acontece
3. Tempo em Joinville: veja como fica a previsão nesta quinta-feira
4. Câmara aprova novo salário para vereadores de Joinville; saiba o valor
5. Mulher ateia fogo em homem em São Francisco do Sul
Assista agora mesmo!
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: