Vereadores pedem retorno da Secretaria de Agricultura em Joinville
Segundo vereador autor da proposta, agricultores da cidade estão desmotivados
Segundo vereador autor da proposta, agricultores da cidade estão desmotivados
Em moção assinada por todos os vereadores e aprovada na sessão ordinária desta terça-feira, 9, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), os parlamentares pediram à prefeitura para que a Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) retorne ao “status” de Secretaria Municipal de Agricultura, com gestão desvinculada da Secretaria do Meio Ambiente.
A sugestão foi proposta do vereador Diego Machado (PSDB) e pede atenção do Executivo ao tema quando o prefeito Adriano Silva encaminhar à Câmara a reforma administrativa. Segundo Machado, o agricultor está desmotivado com a situação da Unidade de Desenvolvimento Rural, que precisa de uma reestruturação urgente. “A agricultura ao longo de anos foi rebaixada a terceiro escalão e ela precisa de valorização”. O parlamentar acrescenta que a verba para o setor agrícola é de apenas R$ 500 mil para o ano de 2021.
O vereador Sidney Sabel (DEM) afirma ser necessário dar resposta ao setor agrícola criando uma secretaria. “Precisamos dar o status de Secretaria 25 de julho para que os projetos sejam colocados em prática. Se continuar como gerência o setor irá continuar em decadência”, dispara Sabel.
No que lhe concerne, a vereadora Tânia Larson (PSL) relembrou que votou contra a reforma administrativa na gestão passada, quando a agricultura entrou para a pasta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e foi prometido o valor de R$ 3 milhões para o setor.
No texto da moção 293-2021, de autoria de Machado, ele argumenta que o setor recebeu pouco ou nenhum estímulo do poder público nos últimos anos, o que vem ocasionando a fragmentação de programas e projetos da antiga Fundação Municipal 25 de julho.
Machado ainda destaca que voltar a ter uma secretaria exclusiva para a agricultura é uma “demonstração de valorização de setor primário e às (milhares) de famílias que dela sobrevivem, fomentando o desenvolvimento econômico de nossa cidade”.
Destaca-se ainda que a agricultura familiar é bastante forte em Joinville. São cerca de 17 mil famílias vivendo na região rural, e mais de 3 mil famílias que dependem exclusivamente da agricultura familiar. A prefeitura de Joinville conta hoje com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possibilitou, de fevereiro até agora, comprar e distribuir 73 toneladas de alimentos.
Desde fevereiro, 71 produtores foram contemplados pelo PAA. São 115 agricultores cadastrados, que se enquadram no perfil dos alimentos procurados: produtos saudáveis, muitos deles orgânicos, cultivados em pequenas e médias propriedades.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: