Rodrigo Correa/Agência AL
Vice-prefeita de Joinville recebe o título de cidadã catarinense
Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 9
A vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin (Novo), recebeu na noite desta quinta-feira, 9, o título de cidadã catarinense, em sessão solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A honraria foi concedida por iniciativa do deputado Matheus Cadorin (Novo) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
“Que essa homenagem seja o combustível para todas as suas ações futuras, porque não só Joinville, mas o estado, merece seu trabalho. Você já demonstrou sua capacidade, tem uma liderança consolidada não só entre as mulheres, mas entre todos nós”, afirmou Cadorin, que também presidiu a sessão solene.
Rejane Gambin fez um discurso emocionado, no qual destacou o papel da família na sua trajetória e o apreço por Joinville e Santa Catarina.
“É por vocês [família] que estou na vida pública, porque quero um mundo melhor para todos nós e para vocês”, declarou. “Com o coração cheio de gratidão, recebo esse título. É como ganhar uma nova certidão de nascimento, do estado que escolhi, me acolheu e me permitiu crescer pessoal e profissionalmente.”
A nova cidadã catarinense agradeceu ao deputado Matheus Cadorin pela homenagem, aos deputados pela aprovação do projeto que lhe concedeu o título e ao governador Jorginho Mello (PL) por ter sancionado a lei que resultou na outorga da honraria. E ressaltou a importância da participação da mulher na política.
“Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Receber esse título me conecta ainda mais com as pioneiras, que desbravaram esse caminho, que ainda tem muito a crescer e evoluir”, disse.
Trajetória
Cadorin elencou algumas das ações lideradas por Rejane à frente do cargo, para o qual foi eleita em 2020 e reeleita em 2024. “Você tem se destacado muito antes de ser vice-prefeita, como jornalista, como voluntária. Seu trabalho ao longo desse tempo serviu para que você estivesse pronta para esse momento”, acrescentou.
A sessão solene foi acompanhada por familiares da homenageada, secretários municipais de Joinville e servidores públicos do município. A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), e o chefe da Casa Civil do estado, Kennedy Nunes, também participaram.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), relembrou da convivência com a homenageada antes dos dois se candidatarem à Prefeitura, em 2020. “Você conquistou a confiança da sociedade”, acrescentou. “Continue assim, você é uma líder. O Brasil precisa de pessoas como você, dispostas a deixar o ego de lado e trabalhar pelo melhor para a sociedade.”
Nascida em Guarani das Missões (RS), Rejane Gambin é jornalista. Casada, tem um filho e um neto. Mora há aproximadamente 30 anos em Joinville, onde desenvolveu boa parte da carreira profissional, com passagens por emissoras de TV e rádio. Também foi professora universitária em cursos de Comunicação Social em Joinville, além de voluntária no Hospital Infantil.
Em 2020, disputou, pela primeira vez, uma eleição, como candidata a vice na chapa de Adriano Silva, pelo partido Novo. Eleita, tornou-se a primeira vice-prefeita da história de Joinville. Reelegeu-se em 2024 para o mesmo cargo. Desde então, já exerceu o cargo de prefeita em 12 oportunidades.
Leia também:
1. Prefeitura de Joinville abre inscrições para processo seletivo de contratação temporária
2. Clínica odontológica da Sabrina Sato chega a Joinville
3. Imposto sobre serviços será reduzido para setor logístico em Joinville
4. Origens de Joinville: a história da cidade contada pelos seus muitos povos
5. Deputado de Joinville propõe que parlamentares possam vestir traje alemão no plenário da Alesc
Assista agora mesmo!
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: