Conheça sete tipos de abordagens da psicologia utilizadas em terapias
Muitas pessoas ainda têm dificuldade de fazer terapia e mesmo as que vão para este desafio de autoconhecimento, por diversos motivos, acabam nem sabendo qual terapia estão fazendo.
A palavra terapia vem do grego “therapeia”, que significa algo como “o ato de curar ou reestabelecer”. De fato, a psicoterapia busca no seu processo restabelecer a saúde mental do cliente que busca esse tratamento. Seja qual for a queixa inicial, ou pelo que essa pessoa busca terapia, o processo sempre visa a melhor forma possível da pessoa ou pessoas.
É importante ressaltar que existem tipos de terapia e existem abordagens diferentes dentro do trabalho da psicologia. Uma abordagem é a linha teórica que aquele profissional vai seguir, ou seja, o jeito qu vai conduzir os atendimentos, que vai estar pautado em teóricos que estabeleceram e testaram formas de trabalhar com o psicológico, com a psique.
1. Behaviorismo
Behaviorismo é uma abordagem com grande foco no comportamento, em quais ambientes e situações condicionaram aquele comportamento. É a teoria que foi sendo construída e ficou famosa com Skinner e os testes de comportamento com os ratinhos em laboratório.
2. Psicanálise
A psicanálise surgiu com Freud. Você já deve ter ouvido falar “Freud explica”, não é? A psicanálise tem uma característica mais focada na fala e no que essa fala vai dizendo de si mesmo para além das palavras em si. Muitas vezes os psicanalistas vão ter em seu consultório o famoso divã.
3. Psicologia analítica/junguiana
Depois de Freud, houve muitas outras abordagens que surgiram de divergências que seus discípulos defendiam. A psicologia analítica surge de Jung, que estudou com Freud. Também será mais voltada para a fala do cliente e a partir dela vão analisar juntos as situações.
4. TCC
Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), como o nome já diz, há foco no cognitivo/no pensamento e também no comportamento. De uma maneira generalista, na TCC o terapeuta vai ajudar o cliente a perceber como seus pensamentos impactam no seu comportamento e na sua realidade.
5. Psicologia corporal/reichiana
A psicologia Reichiana veio de Reich e trabalha muito com o corpo, suas energias e expressões de dores que aparecem na postura, na expressão, no movimento, etc.
6. Psicodrama
No psicodrama, a terapia acontece muito com as práticas de dramatização, ou seja, encenar situações para poder perceber e sentir diferentes papéis e diferentes pontos de vista das situações.
7. Gestalt-terapia
A gestalt-terapia vai trabalhar com o sentido que cada um dá às suas experiências, com os significados individuais e com as emoções. Um grande objetivo é sentir e perceber o que se sente. Na gestalt-terapia existem muitos experimentos e atividades lúdicas que o cliente é convidado a fazer para que possa se dar conta de coisas em relação a si mesmo.
No fundo, todo psicoterapeuta vai trabalhar com as dores que o cliente traz, com as suas queixas, dificuldades, história de vida e seus desejos. Um objetivo geral da terapia, seja qual for a abordagem, é promover saúde mental e autoconhecimento.
Se puder, independente da abordagem, faça terapia.